Temperatura global subirá 2,7 graus em 2100
CI
Imagem: Pixabay
CLIMA

Temperatura global subirá 2,7 graus em 2100

Os cientistas preveem que, dessa forma, se alcançaria um aumento de 1,5 graus em 2040
Por: -Leonardo Gottems

A temperatura global deverá subir cerca 2,7 graus até o ano de 2100, caso se mantenha o atual ritmo de emissões de gases com efeito de estufa, de acordo com o que alerta o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). No novo relatório, divulgado hoje, o IPCC considera cinco cenários, dependendo do nível de emissões que se alcance. 

No primeiro cenário, em que a meta seria manter a atual situação, em que a temperatura global é, em média, 1,1 graus mais alta que no período pré-industrial (1850-1900), não seria suficiente. Os cientistas preveem que, dessa forma, se alcançaria um aumento de 1,5 graus em 2040, de 2 graus em 2060 e de 2,7 em 2100, de acordo com o estudo divulgado recentemente. 

No cenário mais pessimista, no qual as emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa duplicariam em meados do século, o aumento poderia alcançar níveis catastróficos, em torno dos 4 graus em 2100. Cada grau de aumento faz antever cerca de sete por cento mais de precipitação em todo o mundo, o que pode originar um aumento de tempestades, inundações e outros desastres naturais, avisa o IPCC. 

Por outro lado, na melhor hipótese considerada pelos peritos, em que se atinge a neutralidade carbónica (emissões zero) em metade do século, o aumento de temperatura seria de 1,5 graus en 2040, 1,6 graus em 2060 e baixaria para 1,4 graus no final do século. O estudo da principal organização que estuda as alterações climáticas, elaborado por 234 autores de 66 países, foi o primeiro a ser revisto e aprovado por videoconferência. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.