CI

Temperaturas baixas anunciam a chegada da nova estação

Especialistas anunciam temperaturas baixas e geadas para o inverno que começa oficialmente no domingo, às 2h45


Domingo dia 21 de junho, às 2h45 da manhã, começa o inverno. Nessa estação que compreende os meses de junho, julho, agosto e vai ate o dia 22 de setembro, as temperaturas são climatologicamente amenas. Segundo o climatologista do Portal Agrolink, Homero Haymussi, a partir da próxima terça-feira (23) o frio reaparece com forte intensidade, ameaçando as regiões Sul e Sudeste com geadas, podendo atingir também o Estado de Mato Grosso do Sul. Neste período ainda pode ocorrer chuva forte na região sul.

Neste inverno as chuvas serão mais frequentes na parte leste do Nordeste, porque as águas do Oceano Atlântico estão mais quentes do que o normal. A previsão é de chuva também para o Sul do país. O fenômeno El Niño deve voltar a partir do segundo semestre e vai diminuir o volume de chuva no Norte do Brasil e aumentar no Sul.

Na agricultura o clima de inverno pode influenciar positivamente ou negativamente. A escassez de chuva no período faz com que seja necessário irrigar muitas culturas, demandando um maior gasto para produção, mas com a garantia de que vai colher e ter produtividade. Por outro lado, culturas como o tomateiro, são favorecidas pelas baixas umidades relativas e temperaturas porque esses fatores são limitantes ao desenvolvimento da mancha bacteriana e da pinta preta entre outras doenças, que no verão devido à alta incidência na cultura, elevam os gastos com produtos químicos utilizados no controle fitossanitário e podem até inviabilizar o cultivo em ambientes abertos. 

Confira abaixo informações regionais do CPTEC/Inmet sobre a previsão pluviométrica da próxima estação.

Norte
Chuva - acima da normal climatológica no extremo norte da Região Norte. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da categoria normal.
Temperatura - em torno da normal climatológica.

Nordeste
Chuva - acima da normal climatológica no extremo leste da Região. Nas demais áreas, a previsão é de normalidade.
Temperatura - ligeiramente abaixo da normal climatológica no leste da Região.

Centro-Oeste 
Chuva - próxima à normal climatológica.
Temperatura - em torno da normal climatológica.

Sudeste
Chuva - próxima à normal climatológica.
Temperatura - em torno da normal climatológica.

Sul
Chuva - próxima à normal climatológica, com probabilidade de chuvas ligeiramente abaixo da média no início deste trimestre.
Temperatura - em torno da normal climatológica, com alta variabilidade temporal.
 
O Portal Agrolink vai acompanhar as novidades climáticas da nova estação e trazer informações exclusivas para seus usuários.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.