CI

Temperaturas de 44°C começam a trazer problemas no Oriente Médio

Altas temperaturas estão resultando em estresse térmico nas lavouras



Foto: Pixabay

O Oriente Médio vem enfrentando condições climáticas sazonais variadas que influenciam diretamente o desenvolvimento das lavouras, de acordo com as informações disponibilizadas no boletim semanal do USDA. Na Turquia, um país com uma economia fortemente dependente de sua produção agrícola, as condições de sol pleno favoreceram o crescimento das culturas de verão, embora um calor excessivo esteja começando a estressar as lavouras na região Oeste.

Longe da costa do Mar Cáspio, o tempo seco prevaleceu, favorecendo o desenvolvimento de milho irrigado, algodão e girassol na Turquia. O algodão, em sua maior parte, encontrava-se na fase de florescimento, mas avança em direção ao estágio de abertura dos capulhos nas áreas de cultivo do sudeste, que apresentam um clima mais quente.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.

Apesar do regime de tempo seco, foram registradas chuvas moderadas a intensas (25-130 mm) ao longo da costa sudoeste do Mar Cáspio, no norte do Irã, em sua maioria fora das principais áreas agrícolas. As temperaturas em todo o Oriente Médio ficaram, em média, de 1 a 2°C dentro da normalidade quase em todos os lugares, com exceção do extremo calor (até 5°C acima do normal, com máximas diurnas de 38-44°C) nas regiões ocidental e sudoeste da Turquia.

O calor extremo pode ter consequências negativas para as culturas, especialmente nas regiões ocidental e sudoeste da Turquia, onde as temperaturas têm aumentado acentuadamente.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.