CI

Chuvas diminuem e temperaturas sobem

Com a quebra do padrão de circulação, condições de chuvas ficam mais irregulares


Espera-se um maior aquecimento em áreas da região sul, como prenúncio do avanço de uma frente fria Espera-se um maior aquecimento em áreas da região sul, como prenúncio do avanço de uma frente fria - Foto: Freepik

Revisão Seane Lennon

Para esta sexta-feira (23.02) as condições de tempo indicam uma redução na intensidade das chuvas em grande parte do país. Isso pode ser atribuído a dissipação da Depressão Tropical Akará.  Ainda assim, são esperadas instabilidades desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul do Amazonas.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

As instabilidades mais intensas, nesta sexta, devem acontecer sobre a região centro-oeste, onde as projeções indicam volumes acima dos 40 mm, de forma localizada, sobre Mato Grosso e Goiás.

Em relação às temperaturas, espera-se um maior aquecimento em áreas da região sul, como prenúncio do avanço de uma frente fria que deve se formar ao longo do final de semana.

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região

Região Norte: Tempo firme ao norte

A atuação de uma massa de ar seco mantém as condições de tempo firme ao norte da região, especialmente no AM e RR, ainda que algumas instabilidades possam acontecer no sul do AM. Já nos estados do sul da região, como AC, RO, TO as projeções indicam uma redução na intensidade das chuvas.
 

Região Nordeste: Diminuição das instabilidades

De maneira geral, as condições de chuvas são elevadas em todas as áreas, porém a previsão indica uma redução da intensidade dessas instabilidade. Ainda assim as chuvas mais intensas devem acontecer no oeste da BA, PI, norte do MA, sul do CE e RN onde as precipitações variam entre os 7 a 15 mm no decorrer do período.

 

Região Centro-Oeste: Chuvas ganham força no MT e GO

Os corredores de umidade seguem alinhados na faixa norte da repetição, mantendo as condições de chuvas sobre o norte de MT e norte de GO, onde os volumes podem superar os 40 mm de maneira localizada. Embora haja condições de chuvas no MS, as instabilidades devem ocorrer de forma irregular e passageira. As projeções indicam temperaturas elevadas sobre o sul da região, valores acima dos 37°C.

 

Região Sudeste: Pancadas isoladas e irregulares

Com a dissipação da Depressão Tropical Akará, as condições de chuvas sobre a região sudeste diminuem e ficam mais irregulares. Contudo, ainda são esperadas pancadas localmente fortes sobre o Vale do Paraíba, e instabilidade bem distribuídas sobre MG, com volumes variando entre os 10 e 20 mm. Com a maior irregularidade das chuvas, espera-se a maior presença do Sol, resultando no maior aquecimento da região.

 

Região Sul: Aumento no calor

As instabilidades devem perder intensidade na região, resultando em uma maior irregularidade das chuvas sobre o PR e SC, embora, pontualmente alguns acumulados possam superar a marca dos 20 mm no decorrer do período. Áreas do norte do RS tamb?em devem ter o registro de chuvas, mas com previsão de  volumes abaixo dos 5 mm, indicando o comportamento errático das instabilidades. As temperaturas devem subir, devido à condição pré-frontal, que antecede o avanço de uma frente fria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.