CI

Tempestade Subtropical Potira? Saiba mais

Ainda na terça (20.04), o ciclone subtropical - que na segunda foi classificado como uma depressão subtropical - passou a ser uma tempestade subtropical


Foto: Marcel Oliveira

O feriado de Tiradentes, quarta-feira (21.04), ainda terá influência do ciclone, que é classificado pela Marinha do Brasil como Tempestade Subtropical Potira. A maior influência do sistema é na costa do Sul e do Sudeste, além de organizar um corredor de umidade ao sul do nordeste brasileiro. 

Ainda na terça (20.04), o ciclone subtropical - que na segunda foi classificado como uma depressão subtropical - passou a ser uma tempestade subtropical. Essa mudança acontece pelo vento que temos na região do ciclone, que está sobre o mar. Apesar deste sistema estar presente, de maneira geral, em grande parte do país o tempo seguirá seco, especialmente no centro-sul. Já na região Norte há condições para pancadas de chuvas, mas de forma irregular.  

A condição do tempo sofrerá poucas alterações no decorrer dos próximos dias. Mas entre os dias 24 e 25 de abril, a chegada de novas instabilidades vão contribuir para a formação de uma nova frente fria que pode marcar o retorno das chuvas em parte da região sul a partir destes dias.

A previsão é que a tempestade subtropical "Potira" fique até o final de semana no mar. Entre quinta e sexta ela deve aproximar-se mais de Santa Catarpoma. A previsão é que não haverão grandes impactos. 

Região Norte
A maior influência no tempo sobre a região norte, se dá pelo forte calor e alta quantidade de umidade disponível. Desta forma, todos os estados da região têm condições para formação de pancadas de chuvas isoladas, essa condição vale para uma grande área, desde o oeste do AM até o leste do PA, especialmente no período da tarde. Já ao norte do estado do PA e AP, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua de forma mais significativa e favorece a formação de chuvas volumosas onde os acumulados podem superar os 30 mm no decorrer do dia. No entanto, sobre os estado de RR  e também RO a condição para chuvas é menor, mas não são descartadas.

Região Nordeste
O alinhamento dos ventos em direção ao centro de baixa pressão do ciclone no oceano ajuda a alinhar as instabilidades sobre parte do nordeste brasileiro. Esta condição será mais evidente sobre o estado da BA e SE, inclusive, no leste do estado os acumulados podem ser expressivos e localmente fortes, provocando acumulados superiores aos 40 mm. Nas demais áreas do nordeste, além da ZCIT, instabilidades de altitude ajudam na condição para formação de nuvens carregadas. Assim, entre o MA até AL há condições para pancadas de chuva. 

Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco, predomina o tempo em uma grande parcela da região centro-oeste, especialmente no centro-sul da região. Dessa forma, as pancadas de chuvas ficarão restritas a faixa norte dos estados do MT e GO, de forma mal distribuída sem provocar acumulados expressivos. Ao mesmo tempo, entre o extremo sul do MT, DF, sul do GO e MS a condição é para tempo firme, altas temperaturas, e umidade relativa do ar com níveis críticos. Deste modo, é previsto que no oeste do MS os termômetros podem superar a marca dos 35°C, com índices de umidade do ar abaixo dos 20%. 

Região Sudeste
Na faixa leste da região sudeste, a Tempestade Subtropical Potira provoca influências de forma direta, particularmente no transporte da umidade marítima para a costa de SP e RJ, e também na velocidade das rajadas de vento em algumas localidades do RJ. Deste modo, as chuvas para a região ficarão restritas ao litoral de SP e sul Fluminense. No entanto, o corredor de umidade organizado pela sistema em alto mar, também estará sobre o norte de MG, dando condições para pancadas de chuvas nessa localidade. Nas demais áreas a condição do tempo segue firme e com temperaturas elevadas. No período da tarde no oeste do estado de SP, triângulo mineiro e oeste de MG os termômetros podem superar a marca dos 30°C. Vale ressaltar o estado de atenção para os baixos índices de umidade do ar. 

Região Sul
De modo geral, na metade oeste da região sul o tempo continua sob o domínio da massa de ar seco, impedindo a formação de nuvens carregadas sobre essas áreas. No entanto, no leste dos estados há condições para maiores instabilidades, devido, principalmente, à circulação marítima. Bem como na região sudeste do país, a Tempestade Subtropical Potira em conjunto com um região de alta pressão mais ao sul do oceano, forma uma pista de ventos que sopram de leste, carregando a umidade do mar para a costa da região sul. Vale mencionar que essas instabilidades serão expressas em uma maior variação de nebulosidade e chuvas passageiras.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.