CI

Tempo ajuda colheita de algodão no país

Em Mato Grosso, a área colhida já ultrapassa 50%; Goiás e Bahia também estão adiantados


Em Mato Grosso, a área colhida já ultrapassa 50%; Goiás e Bahia também estão adiantados até agora

O tempo firme deve manter boas as condições para a colheita do algodão nos próximos dias, conforme estimativa do Somar. Em Mato Grosso, a área colhida já chega a 51% de seus 722.568 hectares plantados, enquanto que em Goiás e na Bahia o percentual está em 52%. Ao se comparar com a semana passada, o avanço nos trabalhos no Estado foi de 17 p.p e frente à safra 2010/2011 8p.p, na época 45% da área estava colhida. O avanço da colheita, no entanto, mostra os estragos causados pelas intempéries climáticas nas regiões produtoras dos Estados. As chuvas bem acima da média ocorridas nos meses de maio e junho em Mato Grosso e em Goiás causaram o apodrecimento das maçãs, resultando em quebras próximas a 25%. Já na Bahia, as perdas provocadas pela seca ao longo do ciclo foram próximas de 20%.


A qualidade das plumas também foi afetada pelo excesso de umidade, mas tem apresentado melhora devido ao tempo mais seco no mês de julho. Já nas áreas produtoras do Estado de São Paulo, as chuvas mais constantes vêm agravando as condições das lavouras, onde as quebra em várias propriedades já ultrapassam os 40%.


Segundo a Somar, não há previsões de chuvas para as regiões produtoras de algodão durante esta semana e as temperaturas deverão se manter altas. possibilitando a aplicação de desfolhantes e maturadores.

(Do Somar Meteorologia)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.