CI

Tempo de colher cana

Começou a colheita da cana-de-açúcar no Nordeste. O trabalho no campo é intenso em Alagoas


Começou a colheita da cana-de-açúcar no Nordeste. O trabalho no campo é intenso em Alagoas.

Até março do ano que vem não vai faltar trabalho. Só em Alagoas, o maior produtor do Nordeste, a safra da cana emprega cem mil pessoas no campo.

O nordeste deve colher nesta safra 80 milhões de toneladas de cana. É o que prevê a Conab, Companhia Brasileira de Abastecimento. Os canaviais da região respondem por 13% da produção brasileira.

“Essa colheita está sendo beneficiada pela redução das chuvas a partir de 15 de setembro, período que facilitou bastante nossas operações. Quando nós temos colheita em época de chuva, ocorre justamente o prejuízo do nosso canavial”, explicou Alnat Casado, gerente agrícola da usina.

Caminhões fazem fila para descarregar 24 horas por dia. A maior parte da cana que passa pelas moendas vai para a produção de açúcar, mas o combustível extraído ganhou mais espaço.

Nesta safra as destilarias terão um pouco mais de trabalho. As usinas de alagoas vão diminuir a fabricação de açúcar e aumentar a produção de álcool em 5% em comparação com a safra passada.

“É uma questão de mercado. O açúcar está remunerando menos do que o álcool. Está sendo mais vantajoso produzir álcool do que produzir o açúcar. Não vai faltar nem açúcar nem álcool. O mercado está abastecido de açúcar, tanto que os preços estão mais baixos”, falou Cláudio Tyrrasch, gerente industrial da usina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.