CI

Tempo pode comprometer colheita do milho e algodão

Corredor de umidade atua e pode atrapalhar trabalhos em campo


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A presença de uma frente fria estacionária atua sobre a região, formando um corredor de umidade. Esse corredor de umidade favorece a formação das nuvens carregadas e mantém as condições de chuvas sobre boa parte do centro-oeste. Essas chuvas ocorrem principalmente sobre o estado do Mato Grosso do Sul, chove em todo estado, mas os maiores volumes se concentram na grande região de Dourados e imediações. As instabilidades podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas com chances de chuvas fortes na segunda metade desta segunda. Há risco de temporais com potencial de algum evento significativo, mas de forma isolada (vendaval, queda de granizo miúdo, chuva intensa em curto período de tempo). 

Sobre o Mato Grosso, as instabilidades ficam concentradas sobre a metade oeste do estado e ocorrem de forma isolada.  Pode chover forte nas proximidades de Jauru e Vilhena. Até o período da tarde, as instabilidade podem chegar até a região de Rondonópolis.

A projeção do centro Europeu, indica o avanço da frente fria até o sul de Goiás, mostrando uma pequena condição do registro de chuvas até as proximidades de Rio Verde. Porém, sobre o estado o que domina é a massa de ar seco e quente, que se intensifica com a aproximação dessa frente fria. As temperaturas devem se aproximar dos 39°C ao norte do estado, com índices de umidade abaixo dos 20%. Condição que também se estende para o leste do Mato Grosso. 

Este corredor de umidade continuará atuando na região até pelo menos quarta e quinta-feira. Mantendo as condições de chuva do centro para o oeste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Essas chuvas podem comprometer a finalização da colheita do milho e o avanço da colheita do algodão. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.