CI

Tempo seco tem favorecido os trabalhos em campo

As condições hídricas serão favoráveis para praticamente todas as lavouras do país ao longo desta próxima semana


Foto: Pixabay

De acordo com o último boletim de monitoramento das condições das lavouras realizado pela Conab, as condições hídricas serão favoráveis para praticamente todas as lavouras do país ao longo desta próxima semana.

As exceções serão observadas sobre as áreas mais centrais do estado de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, especialmente para as lavouras de trigo. Nestas localidades há indicativos de restrições hídricas leves ao longo da semana.

Estas restrições também atingem o milho no noroeste do Paraná e nas áreas centrais de São Paulo. Também há um desfavorecimento para o pleno desenvolvimento do milho nordeste da Bahia.

A previsão da semana indica tempo seco na parcela central do país. Essa condição pode favorecer o avanço das colheitas e finalização do ciclo das culturas, mas é prejudicial para o trigo sequeiro. 

Outro destaque da semana é a possibilidade do avanço de uma frente fria pela região sul, que também irá provocar queda acentuada nas temperaturas.

Veja como a previsão impacta as lavouras por região ao longo da semana.

Região Sul

A passagem de uma frente fria irá contribuir com áreas de instabilidade no RS, SC e Leste do PR. Os acumulados previstos deverão ficar na faixa de 40 a 60 mm ao longo do período. O tempo estável e o armazenamento hídrico no solo favorecem o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno. No entanto, restringirá o desenvolvimento e a floração do trigo no Norte do PR, assim como, o enchimento de grãos do milho 2ª safra. Poderão ocorrer geadas no final de semana na Campanha Gaúcha e nas regiões serranas.

Região Sudeste

O domínio da massa de ar seco segue impedindo a formação das nuvens carregadas e mantém os índices de umidade em níveis críticos ao longo da semana. Essa previsão beneficia a qualidade das fibras de algodão e a secagem natural do milho 2ª safra em MG e SP. No entanto, a baixa umidade do solo restringe o desenvolvimento do trigo sequeiro em SP. O tempo seco favorece as condições para a maturação e a colheita da cana-de-açúcar e do café. No final de semana, as temperaturas podem diminuir, por conta do avanço de uma nova frente fria.

Região Centro-Oeste

A permanência do bloqueio atmosférico continua impedindo a formação de nuvens de chuva, mantendo o tempo extremamente seco e quente, o que mantém alto o risco de incêndios. Essa previsão continuará favorecendo a maturação e a colheita do milho 2ª safra e do algodão, mas poderá causar restrições hídricas ao trigo, majoritariamente em enchimento de grãos em MS, devido à redução da disponibilidade hídrica no solo

Norte-Nordeste

São previstos acumulados de chuva que podem superar 50 mm no Extremo-Norte de RR, AP, Noroeste do AM e do PA. Nas demais áreas da região Norte e Nordeste, não são previstos volumes de chuva significativos. O tempo segue instável especialmente na região da SEALBA e Leste de PE, onde não se descarta a ocorrência de chuva de forma isolada. No entanto, a umidade no solo será suficiente para os cultivos de feijão e milho 3ª safra nos municípios mais próximos ao litoral.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.