CI

Tempo seco volta a predominar no Brasil

A terça-feira (22/03) indica uma redução nos volumes de chuva esperados para uma grande faixa na parcela central do Brasil


Foto: Pixabay

A terça-feira (22/03) indica uma redução nos volumes de chuva esperados para uma grande faixa na parcela central do Brasil, sendo este padrão esperado nesta época do ano e com a tendência na diminuição gradativa dos volumes até meados do inverno. Ainda pode chover forte no litoral da região sudeste, mas de maneira mais pontual com volumes de até 30 mm. Bem como em alguns pontos do leste da Região Sul. 

Porém o maior destaque fica para o desenvolvimento de áreas de instabilidade pelo norte da Argentina e sul do Paraguai, que vão influenciar o tempo aqui no território do Brasil. As chuvas poderão ser localmente fortes e eventualmente na forma de tempestades.   

Na faixa norte do país, também são esperadas chuvas volumosas devido à atuação em conjunto das instabilidades provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis  (VCAN). E essa combinação eleva as condições de chuvas em algumas localidades e os volumes nesta terça podem superar os 40 mm pontualmente. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades podem ocorrer em praticamente todas as áreas da região, porém a intensidade e a distribuição apresentarão maiores irregularidades. Os maiores volumes se concentram ao norte do AP, norte do TO e norte do PA, com volumes que poderão superar os 30 mm pontualmente. Sobre a metade sul do PA, RO e RR, a tendência será de mais aberturas de sol. 

Região Nordeste

As chuvas seguem fortes e concentradas na faixa norte da região, graças à maior atuação da ZCIT e de um VCAN. Os volumes podem ser significativos até mesmo no nordeste do nordeste, onde as chuvas podem superar a marca dos 45 mm no Médio Oeste do RN, Catolé do Rocha na PB e até na grande região de Pajeú no PE. Em áreas do CE, PI e MA também podem registrar acumulados significativos. Além disso, as chuvas podem ocorrer de forma intensa em curtos períodos de tempo. Entretanto, no extremo sul do MA, metade sul do PI e no centro e oeste Baiano, o tempo será mais firme.

Região Centro-Oeste

De maneira geral as instabilidades perdem força sobre a região deixando as chuvas mais esparsas e irregulares, devido à uma área de alta pressão. Pode chover na metade noroeste do MT, onde as projeções indicam volumes próximos dos 15 mm na grande região de Aripuanã. Sobre o Bolsão Sul-Mato-Grossense, DF e leste do GO, o tempo será predominantemente firme. Em relação às temperaturas, elas seguem em elevação no oeste do MS e Pantanal Mato-Grossense. 

Região Sudeste

A presença de uma área de alta pressão diminui as condições das chuvas e o tempo fica firme em uma ampla área no interior do sudeste. Por outro lado, as instabilidades remanescentes da frente fria continuam atuando na costa da região, particularmente sobre o estado do ES onde os maiores volumes vão se concentrar e superar a marca dos 30 mm no decorrer do dia. Também pode chover nas proximidades de Almenara em MG e Registro em SP, mas com volumes inferiores aos 10 mm.

Região Sul

As chuvas retornam no sul da região devido à áreas de instabilidade que avançam pelo oeste. A princípio essas chuvas terão de baixos volumes no decorrer do dia, podendo somar até 20 mm na grande região de Uruguaiana na Campanha Ocidental, mas pontualmente as instabilidades podem ser na forma de temporais. Já na metade nordeste do RS, oeste de SC e grande parte do PR a condição será de tempo mais firme e grande variação de nebulosidade. No leste de SC e leste do PR, o tempo fica fechado com chuvas fracas ocorrendo a qualquer momento do dia.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.