Temporais antecedem chegada da massa de ar polar
CI
Imagem: Pixabay
AGROTEMPO

Temporais antecedem chegada da massa de ar polar

Quarta ainda será quente na maior parte do país. Sul terá declínio acentuado nos termômetros
Por: -Aline Merladete

A quarta-feira (30/03) será marcada pelo começo da mudança no padrão do tempo ao longo dos próximos dias. Um dos fatores que estão contribuindo para isso é o fortalecimento e formação de uma nova frente fria que avança pelo país. Inicialmente este sistema de chuvas provocará episódios de tempo adverso sobre o sul do país, sobretudo no período da madrugada. 

As chuvas podem chegar até o sul da região sudeste e também provocar um fortalecimento das instabilidades sobre grande parte do centro-oeste, devido à maior atuação dos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis. 

Além das instabilidades, ao longo do dia uma massa de ar polar vai adentrar pelo interior do continente, provocando um declínio acentuado das temperaturas na região sul e avançando pelo oeste diminuindo as temperaturas também até o sul da Bolívia, mas sem influenciar o centro-oeste e sudeste do território nacional.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

Uma mudança no padrão dos ventos desloca as instabilidades mais intensas para o centro da região. Ao mesmo tempo, há um fortalecimento das chuvas no litoral da região devido à maior atuação da Zona de Convergência Intertropical. Os volumes podem superar a marca dos 60 mm no decorrer do dia sobre o norte do PA e litoral do AP. Sobre o Oeste do AM, AC e sul do TO, a tendência é de que as chuvas fiquem mais irregulares. E um tempo mais seco sobre grande parte do estado de RR.

Região Nordeste

O padrão das chuvas continuam seguindo as instabilidades provocadas pela Zona de Convergência Intertropical, que mantém um corredor de umidade na faixa norte do nordeste. Desta forma, podemos esperar uma quarta-feira chuvosa sobre o MA, norte do PI, norte do CE  e RN. Além disso, os ventos oceânicos favorecem a formação de pancadas fracas e passageiras desde o Recôncavo Baiano até o leste do RN. Apesar do padrão chuvoso na região, grande parte do estado Baiano até o sul do CE, terá um tempo seco e quente. 

Região Centro-Oeste

O padrão dos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis, garante uma grande quantidade de umidade sobre praticamente todas as áreas do centro-oeste. Deste modo, as condições para chuvas são elevadas desde o norte do MT até o sul do MS, com os maiores volumes ocorrendo na grande região de Aripuanã e Alta Floresta, com acumulados acima dos 50 mm pontualmente. Sobre o Bolsão Sul-Mato-Grossense, Leste Goiano e DF as condições para chuvas são menores. O dia será quente e abafado, especialmente sobre o MS, onde os termômetros podem superar os 35°C no oeste, com índices de umidade elevados. 

Região Sudeste

A presença de uma região de baixa pressão na costa da região mantém as condições de chuvas em algumas localidades do leste do sudeste. Contudo, essas instabilidades serão irregulares e de baixos volumes. Durante a tarde, a sensação poderá ser de abafamento em grande parte do estado de SP, devido a aproximação de uma frente fria pelo sul. No período da noite essa frente fria chega ao sul do estado Paulista e provoca algumas instabilidades pontuais na grande região de Presidente Prudente e Vale do Ribeira. Sobre grande parte das demais regiões o predomínio será de sol, com exceção do sul de MG, sul do RJ e  sul do ES.

Região Sul

O desenvolvimento de uma nova frente fria sobre o sul da região, eleva o potencial de chuvas e tempestades. Além disso, há um elevado potencial de tempo adverso sobre praticamente todo o estado do RS, mas com maior intensidade sobre o sudoeste gaúcho. As chuvas poderão ser volumosas e ocorrer em curtos períodos de tempo, na forma de tempestades acompanhadas de muitos raios, vendavais e queda de granizo graúdo. As instabilidades avançam rapidamente entre a madrugada e tarde até o PR. A tendência é que os maiores volumes se concentrem sobre a faixa central do RS, superando a marca dos 60 mm no decorrer do período. Também teremos o avanço da massa de ar polar sobre a região, portanto as temperaturas serão mais baixas pela noite do que ao amanhecer.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.