CI

Tendência é de volatilidade de preços na cadeia do trigo

O desdobramento do conflito no Leste Europeu, ainda sem uma solução definitiva, vai continuar impactando toda a cadeia do trigo


Foto: Pixabay

Expectativas sobre o acordo entre Rússia e Ucrânia que prevê corredor de exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro e clima seco na Argentina deixam cenário mais imprevisível. Especialista alerta as empresas para a importância do gerenciamento de riscos

Conforme as informações divulgadas pela hEDGEpoint Global Markets, o desdobramento do conflito no Leste Europeu, ainda sem uma solução definitiva, vai continuar impactando toda a cadeia do trigo. Para o gerente sênior de risco de Grãos e Algodão da hEDGEpoint Global Markets, Roberto Sandoli, a tendência é que haja mais oscilação e volatilidade de preços da commodity, considerando o contexto global ainda marcado pelo conflito e o processo inflacionário que está afetando o mercado como um todo. 

“Além disso, ainda temos um gargalo logístico. Muitas empresas de transporte marítimo aguardam uma solução definitiva do impasse entre Rússia e Ucrânia para colocar as suas frotas de navios em operação. Levará um tempo para normalizar todo esse fluxo e não teremos um volume de exportação necessário para suprir toda demanda global pelo cereal”, avalia o especialista. 

Outro fator que deve ser considerado pelos vendedores e compradores neste momento é o contexto da Argentina. O país tem sido tradicionalmente um importante exportador do cereal e se tornou ainda mais relevante depois do conflito entre Rússia e Ucrânia, maiores fornecedores globais. Porém, as projeções da Bolsa de Cereais de Rosário indicam que a Argentina produzirá menos trigo na temporada 2022/23, uma consequência do fenômeno La Niña que reduziu as chuvas na principal região agrícola do país. “O cenário na Argentina é mais um fator que fará com que os preços continuem firmes no Brasil”, diz. 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.