CI

Tendências tecnológicas transformam o agronegócio

Tendência é de que o setor se modernize mais


Foto: Marcel Oliveira

Algumas tendências tecnológicas que vem surgindo com a era digital estão transformando o agronegócio brasileiro e mundial. De acordo com Fabio Mota, head do Pulse e VP de Tecnologia da Raízen, o campo vem amplificando a possibilidade de executar uma agricultura cada vez de maior precisão e, por isso, gerando a expectativa de maiores saltos de produtividade. 

“A Internet das Coisas (IoT) é um bom ponto de partida para apresentar os caminhos traçados pela inovação. A utilização de sensores em equipamentos no campo já ocorre há alguns anos, mas apenas mais recentemente sua utilização se espalhou por conta do seu barateamento”, comenta ele em um artigo publicado no portal especializado itforum365.com.br. 

Além disso, outro ponto importante é a conectividade. “Creio que todos já passamos por áreas sem sinal de internet das operadoras de telefonia celular mesmo em grandes centros. Imaginem como é no campo”, conclui. 

No entanto, a conectividade ainda não chegou na sua totalidade nos meios rurais, o que acaba fazendo com que o produtor busque alternativas. “A primeira, mais simples, porém mais custosa é o investimento em torres e antenas criando sua própria rede. Uma segunda forma, que demanda menos investimento, porém mais complexa tecnicamente, é o uso de um conceito já antigo de criação de redes virtuais que conectam os vários equipamentos no campo (M2M), fazendo com que os dados relevantes sejam transportados entre eles e em algum momento descarregados em uma rede pública ou privada de dados”, completa. 

“Como a tecnologia não para de evoluir, pode ser que os mesmos sensores do IoT sejam cada vez mais inteligentes, menores e com capacidade computacional e de armazenamento maior, capazes de depender menos da conectividade, processando localmente, o que hoje é feito de maneira centralizada”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.