CI

Terça-feira será marcada por atuação de frente fria

Tempo ficará encoberto com possibilidade de chuva


Foto: Marcel Oliveira

A terça-feira (10/08) será marcada pela atuação de uma frente fria ao sul do país, o que manterá o dia mais encoberto e com a possibilidade de chuvas a qualquer momento na região. Contudo, as demais áreas do Brasil não terão mudanças significativas no padrão do tempo. Mantendo ainda o predomínio da massa de ar seco e quente, promovendo uma tarde com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, sendo estas condições favoráveis para o risco de incêndios.

No decorrer desta semana o tempo não sofrerá mudanças expressivas. Na região sul, continuaremos com a atuação da frente fria de forma estacionária na região, o que ao longo da semana poderá resultar em acumulados expressivos sobre o norte do RS e SC. Na retaguarda deste sistema, temos uma massa de ar polar que também vai promover o declínio gradual nas temperaturas ao longo dos próximos dias, sobretudo na quinta-feira (12/08) onde temos a previsão do dia mais frio na região, mas nada comparado com as outras massas de ar polar que atuaram no mês de Julho. A frente fria também poderá atuar sobre o PR e leste de SP, mas sem provocar chuvas significativas nessas regiões.

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo de Hoje cada região: 

Região Norte
O destaque para esta terça-feira serão as temperaturas elevadas e os baixos índices de umidade relativa do ar, sobretudo ao sul do AM, AC, RO e sul do PA. Nessas localidades a umidade do ar poderá ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos, agravando ainda mais o cenário na com a presença da fumaça oriunda de incêndio florestais. As chuvas terão uma distribuição muito irregular e restritas ao extremo norte da região, além disso os acumulados não serão expressivos podendo em muitas localidades ficar abaixo dos 10 mm, mesmo ao norte de RR, AP e norte do PA.

Região Nordeste
A tendência para hoje é de que as chuvas fiquem concentradas entre o litoral de SE até o litoral da PB. Entretanto, ao norte do estado do MA e interior do CE, há condições para pancadas de chuvas passageiras e isoladas. Já nas demais regiões o tempo seguirá seco, podendo até ter uma maior variação de nebulosidade mas sem condições para chuvas, inclusive sobre o estado da BA o predomínio será de sol.

Região Centro-Oeste
O tempo segue seco nos três estados da região e também no DF. Outro destaque do tempo fica para os baixos índices de umidade relativa do ar e as altas temperaturas. As localidades com as maiores temperaturas ficarão sobre a região do Pantanal e noroeste do MT. A umidade será inferior aos 20% em praticamente todas as áreas  da região e com pontos críticos ao norte do MS e leste do MT onde os índices se aproximam dos 10%. Atenção redobrada para quem irá fazer algum trabalho de campo, há um alto risco de incêndio. No extremo sul do MS, as temperaturas poderão ser amenas, devido à aproximação de uma massa de ar polar.

Região Sudeste
A grande massa de ar seco e quente também atuará sobre o sudeste, derrubando os índices de umidade relativa do ar no oeste de SP, triângulo e oeste mineiro. Além do que, nessas áreas a tarde também será de temperaturas elevadas. Na faixa leste da região, a influência da umidade marítima poderá manter o dia com uma maior variação de nebulosidade, desde o leste de MG, ES, RJ e litoral paulista, mas sem chances para chuvas.

Região Sul
A terça-feira será marcada pela atuação da frente fria na região, particularmente na metade norte do estado gaúcho e sul de SC, e nessas áreas de atuação do sistema de chuvas, o tempo não terá aberturas de sol. Apesar das chuvas bem distribuídas nessa faixa, os volumes previstos são baixos, entre 10 a 20 mm nas áreas mais expressivas. O vento também terá uma mudança na sua direção, soprando do quadrante sul, o que favorece o avanço da massa de ar polar a partir do sul do RS derrubando as temperaturas. Porém com a maior presença de nebulosidade, na manhã desta terça-feira não há condições para a formação de geadas, no entanto ao anoitecer em algumas localidades ao sul do RS poderão presenciar a formação do fenômeno.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura máxima

Temperatura mínima

Geada

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.