Terça-feira terá geadas, frio, chuvas volumosas e calor
CI
Imagem: Nadia Borges
AGROTEMPO

Terça-feira terá geadas, frio, chuvas volumosas e calor

Frente fria no centro-sul e distúrbios de leste mantém o padrão das chuvas
Por: -Aline Merladete

A terça-feira (31/05) ainda segue sob a forte influência das instabilidades do leste, provocando as chuvas na costa leste da região nordeste. Ainda há risco elevado para eventuais transtornos, principalmente devido à grande quantidade de água no solo. 

As chuvas também estarão presentes sobre o centro-sul do território nacional, graças a atuação da frente fria. Essa frente fria, poderá trazer pancadas de chuva localmente fortes e acompanhadas de trovoadas. 

Já no extremo sul do país, o destaque fica para a queda ainda mais acentuada nas temperaturas. O dia amanhece com temperaturas negativas e o período da tarde tem pouca elevação desses valores, podendo ficar abaixo dos 12°C. 

Há condições para formação de geadas com intensidade moderada no amanhecer e anoitecer, devido às condições de tempo favoráveis e previsão de temperaturas negativas.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades ganham mais abrangência sobre a região norte. Essas chuvas podem voltar a ocorrer sobre RO, CA e sul do AM, ainda seguindo um padrão mais irregular. O tempo segue firme no sul do PA e metade sul do TO. As pancadas de chuvas podem ocorrer com forte intensidade sobre a grande região de  Óbidos e Itacoatiara, onde as previsões indicam chuvas acima dos 30 mm.

Região Nordeste

As condições ainda seguem favorecendo as chuvas na costa do nordeste. Além disso, com o solo encharcado, o risco para deslizamentos, escorregamentos de terra e alagamentos, permanece alto. A tendência é de uma diminuição nos volumes previstos, sendo que os maiores volumes na costa leste podem se concentrar sobre João Pessoa, com volumes próximos aos 20 mm. Também pode chover forte na Baixada Maranhense, com registros superando os 30 mm ao longo do período. Tempo firme apenas no oeste e sul da BA. 

Região Centro-Oeste

A frente fria mantém as chuvas sobre a parcela sul da região. Essas instabilidades serão mais fracas, mas podem ocorrer a qualquer momento do dia. De acordo com as projeções, os volumes podem se aproximar dos 15 mm na grande região de Iguatemi. Contudo, a umidade fica restrita à metade sul do MS. Sobre o norte do MS, MT e GO é o tempo seco que predomina. As temperaturas podem superar a marca dos 34°C e os índices de umidade atingem níveis de atenção no período da tarde. 

Região Sudeste

A frente fria se posiciona sobre o sul da região, elevando o potencial de instabilidades. Essas chuvas podem ser significativas na grande região de Piedade, onde a média das projeções mostra volumes superiores aos 25 mm no decorrer do dia. O tempo fica firme no norte Paulista, todo o estado de MG, norte do RJ e ES. As temperaturas no norte de MG estarão elevadas, particularmente no período da tarde. Nesta região, os índices de umidade também podem atingir níveis de atenção, com valores abaixo dos 20% nos horários mais críticos.

Região Sul

As temperaturas declinam ainda mais sobre a região, com previsão de temperaturas negativas sobre os pontos mais altos. A massa de ar frio ganha intensidade na região com o deslocamento da frente fria para o norte. Este deslocamento, por outro lado, garante o tempo instável sobre o norte de SC e praticamente todo o estado do PR. Os maiores registros podem ser observados sobre a grande região de Paranaguá, com volumes superiores aos 20 mm. No extremo sul do RS, a tendência será de um tempo mais limpo, favorecendo a formação de geadas em uma ampla região. E no período da tarde, os termômetros não registram marcas superiores aos 12°C.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima

Temperatura Mínima

Condições para Geadas


 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.