Termina hoje o prazo para compra de vacina contra a febre aftosa/DF

Agronegócio

Termina hoje o prazo para compra de vacina contra a febre aftosa/DF

Os pecuaristas têm até o dia 15 de junho para apresentar o relatório de vacinação
1849 acessos
Os pecuaristas têm até o dia 15 de junho para apresentar o relatório de vacinação para a SEAPA

Terça-feira (31) é o último dia para que produtores rurais que criam animais de casco fendido - como bois, búfalos, possam adquirir, nas 26 lojas credenciadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (SEAPA/DF), a vacina contra a febre aftosa. A Secretaria estima que todos os 100 mil animais sejam vacinados nas cerca de 2.600 propriedades rurais garantindo assim, os 18 anos sem incidência da doença no DF.


A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão se dá não só pelo contato entre animais doentes e sadios, mas também, pelo ar, água, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas, calçados) que entram em contato com os animais doentes.


A vacina, que custa R$ 1,45, é uma medida preventiva, pois a disseminação da febre aftosa compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na produção pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos para o exterior. O surgimento da doença provoca uma série de embargos à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, prejudicando o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional, o que atinge a todos os produtores.


Até o dia 15 de junho os produtores devem apresentar relatório à SEAPA informando a quantidade e idade dos animais do seu rebanho. O proprietário que não tiver o rebanho vacinado, além das multas e notificações, não poderá fazer o transporte de animais e nem comercializar os produtos derivados.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink