Termina nesta quinta-feira calendário para plantio da soja em Goiás
CI
Imagem: Marcel Oliveira
SOJA

Termina nesta quinta-feira calendário para plantio da soja em Goiás

Medida é fundamental para prevenção de doenças e pragas
Por: -Lucas Rivas

O Governo de Goiás alerta que o calendário de semeadura da soja referente à safra de verão 2020/2021 termina nesta quinta-feira, 31. Este calendário vêm sendo adotado há cinco anos pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A determinação legal tem caráter fitossanitário para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja. Ao estabelecer a redução da janela de semeadura (1º de outubro a 31 de dezembro), a necessidade de aplicações de fungicidas também se torna menor, o que inibe a seleção de fungos resistentes aos defensivos. 

“O produtor que realizar semeadura após 31 de dezembro será multado, conforme prevê a Normativa, e poderá ter a lavoura de soja destruída, conforme determina o Decreto Estadual nº 6.295, de 16 de novembro de 2005”, adverte a Agrodefesa.

O presidente da Agência, José Essado, ressalta que a observância da legislação é fundamental, especialmente os períodos de início e término do plantio das principais culturas. Ele lembra que a Instrução Normativa estabelece a obrigatoriedade de comunicação à Agrodefesa de ocorrência da ferrugem asiática da soja, a qualquer momento, pelo produtor ou responsável técnico da lavoura. A iniciativa, conforme observa, favorece as ações de controle do problema.

Excepcionalidade
Excepcionalmente, a Agrodefesa poderá autorizar a semeadura e a manutenção de plantas vivas de soja, semeadas fora do calendário, quando solicitado pelo interessado através de requerimento apresentado até 31 de dezembro de cada ano, desde que a data de colheita não ultrapasse o início do vazio sanitário, que é fixado anualmente em 1º de julho.
 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink