CI

Terminou nesta sexta-feira o curso de Fabricação de Massas Frescas em Não-Me-Toque

Foi concluído nesta sexta-feira (02/09), o curso de Fabricação de Massas Frescas, em Não-Me-Toque, no Noroeste gaúcho.


Foi concluído nesta sexta-feira (02/09), o curso de Fabricação de Massas Frescas, em Não-Me-Toque, no Noroeste gaúcho. A capacitação de três dias ocorreu no Centro de Treinamento de Não-Me-Toque (Cetren), localizado no parque da Expodireto. 

A instrutora do curso, extensionista da Emater/RS-Ascar, Carmen Savoldi, disse estar muito feliz com o resultado do trabalho, que, segundo ela, é um dos melhores já vistos nos seus 26 anos de Extensão Rural.

Para o coordenador do Cetren, extensionista da Emater/RS-Ascar, Celso Siebert, o curso abre portas, especialmente para jovens interessados em conquistar autonomia financeira. O processamento de alimentos agrega valor na comercialização em mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de alimentos (PAA) e feiras locais, disse Siebert. A fabricação de massas frescas pode representar oportunidade de desenvolver uma atividade que, tanto pode gerar emprego e renda, como promover a sucessão familiar nas propriedades rurais, completou o coordenador do Cetren.

Para além das receitas, o curso de Fabricação de Massas Frescas dá ênfase à qualidade. A Emater/RS-Ascar é exigente quanto às Boas Práticas de Fabricação, reguladas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outro assunto abordado na capacitação é a legislação que regula o funcionamento das agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul.

Massas

Tendência mundial de consumo, a massa sem glúten (proteína encontrada nos cereais) também está na lista de massas frescas trabalhadas durante o curso, ao lado de outras, como capeletti, talharim, espaguete, macarrão, lasanha, rondelli, canelone, tortéi, massas de cenoura, beterraba e espinafre. 

Os molhos são igualmente tentadores, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, ao citar os molhos diferenciados de abobrinha, berinjela, bolonhesa, carbonara, molho branco tradicional e especial e molho pesto, listou Luciana.

Ao completar o curso, o participante leva para casa um certificado e uma apostila com 54 páginas. O curso de Fabricação de Massas Frescas é uma realização da Cooperativa Cotrijal, proprietária do espaço, Sicredi e Emater/RS-Ascar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Cetren (54) 3332 5317. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.