CI

Tião Viana visita experiência de biodigestor em Cruzeiro do Sul

Seu Rosendo desenvolveu o biodigestor como uma alternativa sustentável para energia elétrica


“Eu acredito nisso, como acredito que corre sangue nas minhas veias”, declara Rosendo Magalhães, sobre a possibilidade de um biodigestor ser alternativa para energia sustentável na Amazônia.

Rosendo é um curioso produtor de hortaliças de Cruzeiro do Sul, que construiu um biodigestor em sua propriedade. Sua experiência foi levada para um patamar maior em uma experiência do governo do Estado e o empresário Manoel dos Santos, conhecido como Nascimento e proprietário do Frigorífico Três Irmãos.

Na sexta-feira, 1, o governador Tião Viana e sua equipe de governo conheceram os resultados dessa inovação, que usa dejetos e o rúmen bovino (aparelho digestivo do animal) para gerar gás, utilizado na cozinha ou na geração de energia elétrica. “A vida mostra que precisamos pensar o diferente”, disse Tião Viana.

O biodigestor instalado no frigorífico é de 40 litros, tem capacidade de abastecer 25% da energia elétrica e ainda toda a cozinha dos funcionários.

“Hoje, o Acre queima cerca de 100 mil m³ de madeira por ano em indústrias frigoríficas, olarias e outras. Imaginem se a gente coleta o que está livre na natureza e converte em energia. É essa oportunidade que estamos tendo com esse trabalho desenvolvido aqui em Cruzeiro do Sul”, complementou o governador.

Nascimento explica que com o biodigestor ele poderá evitar queimar 20 m³ de madeira por dia, para o funcionamento do frigorífico. “Fazemos uma energia limpa e sustentável e com isso quero zerar o custo de energia que é de R$ 5 mil por mês”, explica o empresário. Ele informa também que o subproduto do biodigestor está sendo aplicado na fertilização de cinco hectares.

A parceria foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). O governo do Estado pretende implantar exemplares como este em comunidades rurais. Siba Machado, titular da pasta, falou sobre o trabalho.

“Estamos aproveitando uma onda que está no mundo todo, que é a energia distribuída, em que cada pessoa pode gerar sua própria. Estamos trabalhando para que todo o Acre abrace essa ideia”, afirmou.
União de forças

Durante o evento ficou claro também o apoio de diversas instituições à ideia, que leva o desenvolvimento sustentável para um novo passo. Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), Associação Comercial de Cruzeiro do Sul e Federação das Indústrias do Acre (Fieac) estiveram presentes na demonstração de que o empreendimento funciona realmente.

Os deputados estaduais Jonas Lima e Lourival Marques também acompanharam a demonstração e falaram sobre a importância desse tipo de ação para a produção e para as comunidades rurais.

“A importância é saber que se pode levar uma tecnologia como essa para o pequeno produtor, que pode ter uma energia elétrica com os dejetos de um pequeno rebanho de bovino”, afirmou Lourival Marques.

“Essa é uma das mais importantes agendas que já vivi na carreira política. Estou vendo chegar um desenvolvimento primordial para as comunidades rurais. Para um produtor levar um botijão de gás para locais distantes é muito perigoso, custa caro. Eu parabenizo o governo por essa iniciativa, onde o produtor poderá construir um biodigestor, ter energia elétrica e ligar seu fogão”, disse Jonas Lima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.