CI

TO: governo incentiva aos produtores criação de ovinos e caprinos

A cadeia produtiva da ovinocaprinocultura é mais uma alternativa rentável


Foto: Eliza Maliszewski

Na webinar realizada na quinta-feira, 4, com o tema “Ovinocaprinocultura, tendência e desafios”, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café enfatizou a busca de possibilidades na criação de ovinos e caprinos no Tocantins. “A cadeia produtiva da ovinocaprinocultura é mais uma alternativa rentável, portanto precisa de suporte para fortalecer essa atividade, criar políticas públicas de incentivo como, agentes financeiros, na busca de linhas de créditos direcionadas a essa atividade no Tocantins”, apontou.

O médico veterinário e pesquisador da Embrapa, Olivardo Facó proferiu a palestra “Tendências e desafios da ovinocaprinocultura”, apresentando resultados de pesquisa favorável à criação de animais, explicando as  principais tendências no cenário atual para alcançar êxito neste segmento produtivo. Entre as observações, o pesquisador pontuou, “a organização em associação ou cooperativa, assistência técnica especializada, conhecimento e acesso do mercado,  escolha da forma de criação (carne ou leite), tudo isso, é mecanismo de reforço a cadeia produtiva na criação de ovinos e caprinos”.

Na palestra, “Manejo e Nutrição de Caprinos e Ovinos”, o zootecnista e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), Clauber Rosanova, explanou reforçando a importância do produtor inserir a criação de ovinos e caprinos, como mais uma alternativa econômica na sua propriedade. “Inicialmente direcionar o foco no tipo de produção, saber qual mercado a ser conquistado, escoamento  e escala de produção e quais os caminhos dessa cadeia produtiva, visando uma atividade rentável e sustentável no Tocantins”, citou.

Por último, o presidente da Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos no Tocantins, Pedro Pires disse que está à frente da intuição, justamente pra ouvir as reivindicações e demandas dos produtores e, posteriormente buscar ações de políticas públicas nas entidades afins para impulsionar a cadeia produtiva no Estado. “A Câmara Setorial é parceria nesta busca de incentivo a criação de animais e, atualmente o Tocantins já possui animais de qualidade em genética, o mercado tem muito espaço, o que necessitamos é reforçar ainda mais essa atividade no Estado”, destacou.    

Confira a webinar que discutiu a criação de ovinos e caprinos no Tocantins.

https://www.youtube.com/watch?v=Xi5-kB_QMdk

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.