CI

TO: vazio sanitário da soja vale até dia 30

Na última safra 2020/2021 foram cadastradas na Adapec 1.701 propriedades


Foto: Eliza Maliszewski

Os produtores de soja do Tocantins podem começar o plantio da nova safra de soja a partir de 1º de outubro, isso porque em 30 de setembro encerra o vazio sanitário, que iniciou no dia 1º de julho. Durante todo este período é proibido manter plantas vivas da oleaginosa em lavouras de sequeiro para evitar a proliferação do fungo causador da ferrugem asiática, sob risco de penalidades. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esteve nas propriedades rurais fiscalizando e monitorando o cumprimento das normas.

A medida visa prevenir e controlar a ferrugem asiática, principal praga que ataca a cultura e causa grandes prejuízos econômicos, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. “Nosso trabalho é orientar e colaborar para que a safra seguinte tenha o mínimo de impacto em virtude da praga. Os sojicultores têm consciência das responsabilidades e têm cumprido a legislação”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Agência, Cleovan Barbosa, explica que o vazio é uma ferramenta importante utilizada para reduzir a disseminação da praga e assim garantir a qualidade na produção e na produtividade. “O período é de 92 dias, para que seja quebrado o ciclo do fungo, reduzindo a quantidade de esporos e consequentemente atrasar a ocorrência da praga na safra seguinte”, disse.

Na última safra 2020/2021 foram cadastradas na Adapec 1.701 propriedades, e conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram cultivadas no Tocantins uma área de 1,049 (um milhão e quarenta e nove mil) hectares de soja de sequeiro.

No Tocantins, somente é autorizado o cultivo de soja durante o vazio sanitário em áreas onde a destinação do plantio é para fins de pesquisa ou sementes  nas Planícies Tropicais, sob sistema de subirrigação, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita.

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.