TO inaugura centro para pesquisas do campo
CI
Imagem: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
CAPACITAÇÃO

TO inaugura centro para pesquisas do campo

O centro deve auxiliar o estado a ser referência em pesquisas e cursos voltados ao campo
Por: -Eliza Maliszewski

O estado do Tocantins inaugurou nesta terça-feira (3) o Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro). O centro está localizado dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas, área em que é realizada a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). 

A nova estrutura, construída com recursos em parceria do governo do estado e da Embrapa, tem 1.000 m² e conta com biblioteca, salas de treinamento, salas administrativas, banheiros e área de convivência. O objetivo é que o centro auxilie o Tocantins a ser referência em pesquisas e cursos voltados ao campo para aumentar a capacitação técnica.

“A produção no campo é assim, ela está sempre se transformando e sempre se modernizando. Aqui, nossos técnicos irão aprender mais e toda a comunidade acadêmica também poderá desfrutar de uma estrutura de ponta. Estamos apostando no futuro, com ações que irão refletir para as próximas gerações de pequenos e grandes produtores rurais”, destacou o governador Mauro Carlesse.

O CTC Agro tem capacidade para receber até 200 pessoas em atividades de treinamento teórico-prática e pode oferecer até cinco cursos simultaneamente. O centro já está equipado com estrutura mínima para o seu funcionamento.

No local o Governo do Tocantins espera capacitar os técnicos extensionistas que atuam no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio de cursos desenvolvidos por instituições parcerias em convênios firmados. “Um dos convênios que assinamos hoje vai trabalhar justamente na melhoria de nosso serviço de extensão rural, desenvolvido por nossos técnicos do Ruraltins. Quem trabalha nessa área precisa estar sempre se capacitando, sempre aprendendo mais para acompanhar a evolução dos conceitos usados no campo” destacou o secretario da Agricultura e presidente do Ruraltins, Thiago Dourado. 

Um dos convênios assinados, durante a inauguração do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural, autorizou a realização de análise de mil amostras de solo, por meio de uma parceria entre a Unitins e o Ruraltins.

Parcerias de pesquisa

O local também deve contar com parcerias como instituições de ensino. Um dos exemplos é a Unitins que pretende usar o corpo docente para cursos no local com foco no desenvolvimento das principais cadeias produtivas do estado, unindo pesquisa e capacitação.

A Embrapa é outra parceria que irá auxiliar nos trabalhos com o compartilhamento e a difusão de tecnologias para produção de carne, leite e fomento para uma rede de piscicultura no Tocantins.

Outra instituição parceria do CTC Agro é o IFTO, que vai ministrar cursos para o Ruraltins, por meio de sua equipe de docentes qualificados. O convênio de cooperação técnica assinado com a instituição federal tem como objetivo implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão.

*com informações da assessoria de imprensa
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink