TO usa dados espaciais para monitoramento ambiental
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,704 (-2,06%)
| Dólar (compra) R$ 5,41 (0,61%)

Imagem: Renato Pires - Governo do Tocantins

MEIO AMBIENTE

TO usa dados espaciais para monitoramento ambiental

Tocantins anunciou que o estado teve redução de 42% em focos de incêndio
Por: -Eliza Maliszewski
196 acessos

O Governo do Tocantins anunciou que o estado teve redução de 42,29% em focos de incêndio na primeira quinzena de agosto. Foram registrados 775 focos de calor diante de 1.343 no mesmo período do ano passado.

Com apoio do Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) o Tocantins reforça o combate às queimadas, desmatamento e demais crimes ambientais. A tecnologia usada permite analisar imagens espaciais da cobertura vegetal e maior precisão da área monitorada.

O estado investiu em tecnologia, modernização de equipamentos e aprimoramento de equipes do Naturatins. Estão em teste dois aplicativos para uso de técnicos e brigadistas dos parques estaduais. O primeiro vai orientar as ações preventivas de Manejo Integrado do Fogo (MIF) e o segundo vai oferecer dados, para ações de combate às queimadas ilegais.
 
Os sistemas e equipamento mais modernos eliminam processos físicos e permite  registros mais precisos, seguros e que vão facilitar a montagem de processos. Além disso haverá reforço aéreo com drones e aeronave na fiscalização.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink