CI

Tocantins deve ter o segundo maior crescimento de área de grãos

Estado deve alcançar a marca dos 110 mil hectares plantados de grãos


Foto: Divulgação

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins está projetado para ter o segundo maior crescimento na área de grãos na safra 2023/2024, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (RS). A Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) revelou que a área plantada do estado deve atingir cerca de 110 mil hectares a mais em comparação com a safra anterior, enquanto o RS pode registrar um crescimento de 178 mil hectares.

Veja também: Uso de grãos para ração na China está em alta

O professor e engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira, explicou que os dados da Conab indicam que o crescimento da área plantada no RS está relacionado à recuperação após o término do La Niña e início do El Niño. “Esses tendem a proporcionar maiores volumes de chuva para a região, compensando as reduções de área plantada no Centro-Oeste e Sudeste, com 0,2% e 0,4%, respectivamente. %, e Nordeste, com 2,8%, terão os maiores aumentos em área do país, com destaque para Roraima, Pará, Tocantins, Bahia, Pernambuco e Ceará”, detalhou Teixeira.

Ele enfatizou que a soja continuará sendo a principal cultura dos produtores tocantinenses, com um crescimento previsto de 10,8% na área plantada, passando de 1.326,7 mil hectares para 1.470 mil hectares. "É importante destacar que os produtores estão expandindo suas áreas de plantio da oleaginosa em terras com baixa capacidade de produção ou negligenciadas de investimentos nas pastagens existentes, devido aos baixos preços do gado. Isso torna as áreas de pasto menos manejadas e, portanto, uma excelente alternativa para os produtores de soja, pela menor necessidade de investimentos, além de um menor impacto ambiental”, explicou.

Teixeira ainda comentou que "além das áreas de pastagens, é possível notar mudanças na paisagem em várias regiões do estado com a abertura de novas áreas, muitas das quais anteriormente ocupadas por pastagens nativas."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.