CI

Tocantins espera aumentar em 6% área plantada de grãos na safra 2021

Além da pecuária, TO também aposta na fruticultura e piscicultura 


Foto: Eliza Maliszewski

A área destinada para produção de grãos no Tocantins deve crescer 6% na safra 2020/2021, passando de 1,6 milhão de hectares. Além da expansão de área, parte das lavouras também cresceu com a redução dos locais destinados para pecuária. A produção de grãos deve girar em torno de 6 milhões de toneladas, conforme estimativa do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, Thiago Dourado. Na próxima semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá divulgar o primeiro levantamento de safra do ano.

“A chuva esse ano correu de maneira irregular, então a gente teve problemas de veranico tendo que replantar algumas áreas, mas consolidamos uma área maior do que no ano passado. A nossa expectativa é superar a safra passada porque houve uma expansão de área em quase 6%. A soja é o carro de entrada de nossa produção de grãos”, afirmou. Contudo, em função do replantio, a produtividade da oleaginosa deve registar uma queda na estado. 

Em entrevista ao Agrolink, Dourado destacou ainda a pujança da pecuária no Tocantins. “Nós temos um trabalho muito forte de intensificação na pecuária, com aumento substancial de confinamento. Em seis anos, a gente saltou de cinco plantas para 700 plantas de confinamento bovino no estado”, ressaltou.

Agro forte
Além da produção de grãos e pecuária, o secretário também mencionou o potencial da fruticultura e piscicultura local. “Somos um polo forte de fruticultura como abacaxi, manga, melancia e maracujá. Além disso, investimos em biotecnologia focada na piscicultura. Temos potencial para superar 300 toneladas de peixe”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.