CI

Tocantins sedia encontro para discutir Defesa Sanitária Vegetal

Órgãos executores estaduais de defesa agropecuária da região Norte estarão reunidos


Representantes dos órgãos executores estaduais de defesa agropecuária da região Norte estarão reunidos nesta terça-feira, 24, das 9h às 17h, na sede da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - em Palmas. Na pauta do encontro estão as diretrizes sobre a adesão ao Suasa - Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, prevenção do Ácaro Hindu e a criação da Comissão da União Nacional dos Fiscais Agropecuários.

De acordo com o diretor de defesa vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o grupo vai analisar a tendência nacional na busca pela adesão ao Suasa, que vem como um novo sistema descentralizado de defesa vegetal. “Mas há também alguns gargalos jurídicos e operacionais que precisam ser discutidos para o enquadramento de cada estado, possibilitando a aplicação da legislação e da fiscalização”, observa Michelin, acrescentando que outra preocupação do grupo é o Ácaro Hindu que ataca muitas culturas e está entrando no Brasil pelo Estado de Roraima.

Michelin acrescenta, ainda, que outras questões pertinentes também serão levantadas e as propostas estabelecidas serão apresentadas na próxima reunião da área vegetal do Fonesa - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária - que vai ocorrer em outubro, em Recife - PE. “Queremos discutir dificuldades e sugestões concretas, adequá-las à necessidade de cada estado, para que sejam posteriormente consolidadas pelo Mapa - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento”, comenta.

Outras regiões também se reunirão para discutir temas que vão de acordo as suas necessidades. Em Salvador - BA, o evento ocorre no próximo dia 25, envolvendo a região Nordeste. Já no dia 31, o encontro será em Campinas-SP, com a participação das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Suasa
Novo sistema de inspeção sanitário que permite a legalização e implementação de novas agroindústrias. Os produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional. O Suasa é formado por 4 sub-sistemas de inspeção e fiscalização: Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA (em estágio de implantação); Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – SISBI-POV; Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Agrícolas; Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários.

Ácaro Hindu
A doença conhecida como Ácaro Hindu dos citros, foi registrada somente na Índia, na Venezuela e agora em Roraima. A suspeita é que a praga tenha chegado ao Estado através da fronteira com a Venezuela, em Pacaraima.

As características da praga estão ligadas ao aparecimento de manchas esbranquiçadas e circulares na casca e nas folhas do limão Taiti e Galeguinho. Os danos surgem na superfície superior e depois se espalham. A fruta infectada fica impossível de ser comercializada, porém ainda não há confirmação de danos prejudiciais à saúde humana. (Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário - Secretaria da Agricultura Familiar de Brasília – DF e site Fato Real)

As informações são da assessoria de imprensa da Adapec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.