Tocantins sedia encontro para discutir Defesa Sanitária Vegetal
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)


Agronegócio

Tocantins sedia encontro para discutir Defesa Sanitária Vegetal

Órgãos executores estaduais de defesa agropecuária da região Norte estarão reunidos
Por: -Marianna
1536 acessos

Representantes dos órgãos executores estaduais de defesa agropecuária da região Norte estarão reunidos nesta terça-feira, 24, das 9h às 17h, na sede da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - em Palmas. Na pauta do encontro estão as diretrizes sobre a adesão ao Suasa - Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, prevenção do Ácaro Hindu e a criação da Comissão da União Nacional dos Fiscais Agropecuários.

De acordo com o diretor de defesa vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o grupo vai analisar a tendência nacional na busca pela adesão ao Suasa, que vem como um novo sistema descentralizado de defesa vegetal. “Mas há também alguns gargalos jurídicos e operacionais que precisam ser discutidos para o enquadramento de cada estado, possibilitando a aplicação da legislação e da fiscalização”, observa Michelin, acrescentando que outra preocupação do grupo é o Ácaro Hindu que ataca muitas culturas e está entrando no Brasil pelo Estado de Roraima.

Michelin acrescenta, ainda, que outras questões pertinentes também serão levantadas e as propostas estabelecidas serão apresentadas na próxima reunião da área vegetal do Fonesa - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária - que vai ocorrer em outubro, em Recife - PE. “Queremos discutir dificuldades e sugestões concretas, adequá-las à necessidade de cada estado, para que sejam posteriormente consolidadas pelo Mapa - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento”, comenta.

Outras regiões também se reunirão para discutir temas que vão de acordo as suas necessidades. Em Salvador - BA, o evento ocorre no próximo dia 25, envolvendo a região Nordeste. Já no dia 31, o encontro será em Campinas-SP, com a participação das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Suasa
Novo sistema de inspeção sanitário que permite a legalização e implementação de novas agroindústrias. Os produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional. O Suasa é formado por 4 sub-sistemas de inspeção e fiscalização: Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA (em estágio de implantação); Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – SISBI-POV; Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Agrícolas; Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários.

Ácaro Hindu
A doença conhecida como Ácaro Hindu dos citros, foi registrada somente na Índia, na Venezuela e agora em Roraima. A suspeita é que a praga tenha chegado ao Estado através da fronteira com a Venezuela, em Pacaraima.

As características da praga estão ligadas ao aparecimento de manchas esbranquiçadas e circulares na casca e nas folhas do limão Taiti e Galeguinho. Os danos surgem na superfície superior e depois se espalham. A fruta infectada fica impossível de ser comercializada, porém ainda não há confirmação de danos prejudiciais à saúde humana. (Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário - Secretaria da Agricultura Familiar de Brasília – DF e site Fato Real)

As informações são da assessoria de imprensa da Adapec.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink