CI

Tochas podem salvar um vinhedo da geada?

Prática é comum entre produtores na Europa


Foto: Divulgação

Há muitas coisas que um viticultor pode controlar - onde estabelecer uma vinha, que variedades plantar, quando aplicar água e fertilizante. Mas o clima não é um deles. No início deste ano, 2 bilhões de euros em vinho foram perdidos somente nos vinhedos franceses, após um período de frio extremo.

Quando os produtores de vinho europeus se deparam com temperaturas abaixo de zero que podem estragar as tenras uvas jovens, eles podem alcançar suas tochas - criando cenas de outro mundo enquanto centenas de lanternas em chamas são espalhadas a cada poucos metros pelo vinhedo .

As lanternas funcionam? E podemos desenvolver uma alternativa mais ecológica? Para responder a isso, é necessário compreender as condições em que se formam as geadas.

Bas van de Wiel, professor de física atmosférica da Delft University of Technology, explica que as baixas temperaturas são apenas um dos elementos necessários para a ocorrência de geadas. “À noite, o solo esfria e cria uma poça de ar frio. Se o ar ficar quieto, as temperaturas podem ficar muito baixas perto da superfície”, explica.

Com vento suficiente, o cobertor de ar frio é rompido antes que possa esfriar o suficiente para criar geada. "Em uma noite de vento, as coisas continuam rolando. Mas quando o céu está claro, a superfície pode esfriar por causa da radiação de calor, e você vê o colapso da turbulência."

A pesquisa de Van de Wiel, apoiada por fundos da UE, mostra que as velocidades do vento abaixo de 3 metros por segundo na altura do nariz levam a condições de geada. Em vez de aquecer as videiras diretamente, explica van de Wiel, as tochas funcionam interrompendo essa camada estática de ar frio. "Suponha que a camada limite esteja morta - às vezes você tem fossos locais, pontos quentes. Eles agem como pequenas chaminés, e esse movimento aumenta a troca de energia."

Para testar a eficácia de interromper isso pode ser a camada limite, van de Wiel e seus colegas instalaram grandes ventiladores em vários vinhedos na Holanda. "Os resultados foram tão bons, a colheita aumentou 100 por cento e pudemos mostrar com perfeição que as temperaturas e as colheitas aumentaram com a proximidade das máquinas eólicas."

Ele acrescenta que tochas flamejantes são muito ineficientes e os grandes ventiladores silenciosos usados ??por sua equipe também não seriam tão trabalhosos. Boas notícias para os produtores de vinho, embora fotógrafos e turistas possam perder o espetáculo dos vinhedos da primavera iluminados por centenas de tochas brilhantes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.