CI

Tomate com ponteiro produtor favorece produtor


Por conseqüência, há maior produção de frutos graúdos, redução do custo de mão-de-obra e aumento da lucratividade. A cultivar que traz estes benefícios chama-se Densus e é um tomate tipo longa vida, híbrido, da marca Horticeres. O tomaticultor da região serrana de Rancho Queimado, SC, Norberto Heinz, mais conhecido como Betinho, assegura que "o tomate se comportou como nunca vi. Os ponteiros dão frutos melhores do que os outros, quando estão começando a produzir, e as plantas ficam verdes e enfolhadas até depois de terminada a colheita."

As lavouras de Densus do produtor Rivael Rodrigues, na cidade de clima quente de Nerópolis, GO, produziram 70 caixas/mil pés acima da produção normal das outras cultivares. "Foi bom demais," assegura ele.

"Geneticamente, o Densus foi desenvolvido para produzir pencas com pegamento uniforme ao longo das plantas, com um número equilibrado de frutos por penca, que dispensa o raleio, e proporciona frutos de maior tamanho. O resultado é uma quantidade mais equilibrada de frutos com peso de 200 a 250 gramas até o final do ciclo produtivo." A informação é do engenheiro agrônomo do departamento de Desenvolvimento, Carlos Alberto Martins Tavares.

Disponível para cultivo comercial, há um ano e meio, o Densus se firmou, rapidamente, no mercado devido à resistência ao geminivirus TYLCV, que possibilita ao produtor o plantio e a lucratividade, com alta produtividade, mesmo com ataques das viroses. Os geminivírus são um dos principais responsáveis pela drástica redução da oferta de tomates aliado às condições climáticas, que elevaram os preços ao consumidor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.