CI

Tomates já foram considerados "maçãs venenosas"

Atualmente os tomates são consumidos por todo o mundo e em inúmeras variedades



Foto: Divulgação

Hoje ele está presente na maioria das refeições e na mesa de muita gente, inclusive dos brasileiros e de boa parte do mundo. Seja na macarronada de domingo, no molho da pizza, mas durante mais de 200 anos, a hortaliça foi considerada “maçã venenosa” pela maioria dos europeus que evitavam de consumir tomate, por acreditar que ele poderia causar doenças e até a morte.  

A crença se instalou depois que os europeus ricos começaram servir o vegetal em pratos de estanho, com alto teor de chumbo, como o tomate é naturalmente ácido, ele filtrava o chumbo, o que muitas das vezes resultava em envenenamento. Uma das primeiras referências ao tomate foi feita pelo italiano Pietro Andrea Matthioli, que considerou o fruto afrodisíaco.  

 Até o final de 1800, o tomate era cultivado em países europeus quase que exclusivamente para fins decorativos. A reviravolta na reputação do tomate chegou em 1800 com a invenção da pizza em Nápoles, de lá pra cá, ele é usado em molhos, no Ketchup, etc.  

Atualmente os tomates são consumidos por todo o mundo e em inúmeras variedades. E você já sabia disso?  

Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicadas periodicamente no nosso portal.   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.