O Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agro-industriais de Cascavel e Região (Sintrascoop) assinou, conjuntamente com as cooperativas Coopavel e Copacol, termo aditivo ao acordo coletivo de trabalho. Ele prevê a participação dos trabalhadores nos resultados positivos apurados no exercício contábil 2003.
As duas cooperativas apresentaram significativos índices de crescimento e faturamento, um esforço conjunto dos cooperados e dos trabalhadores que formam esta parceria de resultado, convergindo assim, para que ao final do exercício, tanto cooperados como trabalhadores pudessem compartilhar da divisão dos dividendos.
Para o presidente do Sintrascoop, Clair Spanhol, "as negociações com as cooperativas têm mostrado a maturidade de seus dirigentes e o respeito que os trabalhadores vêm recebendo nestas importantes conquistas".
O já conhecido décimo quarto salário, como foi batizado pelos trabalhadores, está sendo esperado com ansiedade. Este mês, os trabalhadores da Coopavel receberão em valor integral o benefício. Já os trabalhadores da Copacol receberão apenas a primeira parcela. A segunda será efetuada em setembro. "Aos que vieram a fazer parte do quadro funcional das cooperativas em meados do ano, farão jus a proporcionalidade dos meses trabalhados", explica Spanhol.
Contudo, para o exercício contábil e financeiro 2004, o presidente do Sintrascoop está otimista e prevê um crescimento ainda maior para o setor. Ele vem conduzindo trabalho junto a seus representados com o intuito que nas próximas negociações coletivas sejam priorizados o aumento de salários, condições de trabalho, bem como da produtividade. "Ao mesmo tempo em que estamos produzindo dividendos para as cooperativas também estamos aumentando nossa participação neste resultado. O sentimento é de que a cooperativa também é dos trabalhadores", observa Spanhol.