CI

Trabalho com ostra será mostrado em congresso

Trabalho da Embrapa desenvolveu com levantamento de custo de produção de ostra será apresentado durante evento em CE


Trabalho que a Embrapa Pesca e Aquicultura desenvolveu com levantamento de custo de produção de ostra será apresentado durante evento em Fortaleza-CE. O II Congresso AquiNordeste acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro e contará com palestras, debates e a participação de representantes de diversas instituições com atuação na área de aquicultura.

A pesquisadora da Embrapa Andrea Muñoz trabalha com transferência de tecnologia e lidera, por parte da empresa, as atividades com o Campo Futuro da Aquicultura. Este é um projeto realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) juntamente com instituições como centros de pesquisa e universidades.

Utilizando a metodologia de painéis, o Campo Futuro estuda diferentes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. De acordo com o site institucional do projeto, "o painel consiste em uma reunião técnica in loco, com a participação de agentes da cadeia de um produto (produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA, representantes de casas agropecuárias), para definição de uma propriedade modal na região e levantamento das informações. A propriedade modal é definida como aquela que ocorre com maior frequência na região".

Na apresentação no AquiNordeste, Andrea vai mostrar resultados de painel realizado em Florianópolis sobre ostra. A pesquisadora explica que "em outras cadeias produtivas, o aumento da produtividade está relacionado com o manejo, a alimentação, a aquisição de formas jovens de qualidade genética e a gestão do empreendimento. Já na ostreicultura, as práticas de manejo foram adotadas pelos maricultores, no caso de Santa Catarina, devido ao acompanhamento da Epagri junto aos produtores desde o início da produção de ostras (Crassostrea gigas, espécie exótica) na região". Epagri é a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Ainda de acordo com ela, "com relação aos aspectos nutricionais, a ostra é organismo filtrador e seu crescimento depende da produtividade primária da água, não dependendo de ração, principal componente do custo de produção de outras espécies aquícolas. Desta forma, a produtividade pode variar, principalmente, de acordo com a disponibilidade de plâncton e com as condições de fundo, em cada fazenda marinha, e o principal item de custo é mão de obra, dado que o processo produtivo é bastante artesanal, envolvendo semeadura, repicagem, lavagem de lanternas, colheita e seleção para o comércio". 

Serviço:

O que: Palestra "Painel do Campo Futuro para levantamento de indicadores de custo de produção de ostra", com a pesquisadora Andrea Muñoz, da Embrapa

Quando: 17 de novembro, das 17h:20 às 17:50

Onde: Fortaleza-CE, durante o II AquiNordeste

Mais informações sobre o evento: https://aquinordeste.ce.sebrae.com.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.