CI

Tratores: boom de vendas globais

Os números das vendas de tratores indicam aumentos recorde em todos os principais países


Foto: Reprodução Instagram eima_world

Os números das vendas de tratores - divulgados na véspera do EIMA International - indicam aumentos recorde em todos os principais países. A recuperação econômica geral incentiva os investimentos ”, afirma o presidente da FederUnacoma, Alessandro Malavolti,“ mas o que é fundamental é o bom desempenho da produção agrícola e, sobretudo, as perspectivas de crescimento do setor primário, que nos próximos nove anos vai crescer 18% para a produção vegetal e 13% para produtos pecuários. 

 As vendas de máquinas, equipamentos e componentes agrícolas estão crescendo a um ritmo sem precedentes em todos os principais mercados. Dados sobre inscrições de tratores - divulgados esta tarde em Bolonha durante coletiva de imprensa de apresentação da EIMA International, feira mundial de máquinas agrícolas, organizada pela FederUnacoma, que abre amanhã no complexo de exposições de Bolonha - indicam crescimento consistente nos Estados Unidos, que após fechar 2020 já positivo, nos primeiros nove meses deste ano registrou quase 246 mil unidades, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. A Índia - maior mercado mundial em unidades vendidas - registrou 680 mil unidades nos primeiros nove meses deste ano, alta de 25%. Tendências positivas caracterizaram os mercados europeus.

Na Alemanha, as vendas acumuladas em setembro desde o início do ano foram de aproximadamente 25.700 unidades, um aumento de 6,8% em relação ao ano passado, e o mercado também está crescendo de forma consistente na Grã-Bretanha e na Espanha, onde as vendas nos primeiros nove meses do ano atingiu 11.247 e 8.245 unidades, respectivamente, com aumentos de 20% e 13%. Entre os países da UE, destaca-se a Itália, com uma taxa de crescimento de 44% (18.510 unidades cadastradas), significativamente superior à média continental. Um dos mercados mais dinâmicos é a Turquia, que em setembro registrou acréscimos de 49% com mais de 39 mil máquinas, número que, no entanto, permanece distante dos níveis (73 mil máquinas) alcançados em 2017, antes da crise econômica de 2018-2019 e a subsequente emergência de saúde causou um colapso nas vendas internas.

Para outros mercados importantes, os dados da Agrievolution apontaram aumentos significativos no primeiro semestre do ano, como o caso da Federação Russa, que em meados do ano registrou um crescimento de 24,4% (mais de 17.400 máquinas), ou do Japão , que cresceu 35,7% no primeiro semestre do ano, somando mais de 10.700 unidades. “Esse boom do mercado se deve a um conjunto de motivos”, explicou o presidente da FederUnacoma, Alessandro Malavolti, durante a conferência, “em parte ligada à recuperação da economia mundial, com aumento do PIB mundial estimado em 5,9% em 2021 e 4,9% em 2022, e parcialmente ligada ao bom desempenho da agricultura e às suas perspectivas de crescimento nos próximos anos, o que torna necessário o investimento em tecnologias de nova geração. - foi explicado durante a conferência - ter mais do que compensado o corte na produção de trigo previsto para a Federação Russa, onde a colheita de inverno está concluída e os resultados mostram rendimentos inferiores ao previsto anteriormente, devido aos efeitos negativos do tempo seco. Além disso, o crescimento da produção de arroz (em um recorde histórico de 520 milhões de toneladas, 1,3 por cento) contribui para uma previsão de produção total de grãos de cerca de 2.800 milhões de toneladas, até 1,1 por cento em relação ao ano passado. A agricultura se beneficia não só do bom desempenho econômico ”, frisou Malavolti,“ mas também das perspectivas de crescimento para os próximos anos. De acordo com as projeções da FAO, a produção agrícola mundial terá aumentado 18% até 2030 e a produção pecuária 13%, devido ao crescimento populacional. Junto com a quantidade, a qualidade da produção também terá que aumentar para atender à demanda por alimentos de alta qualidade e ao consumo crescente de frutas e vegetais, em particular. ”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.