Trigo: contração da indústria é de mais de 8%
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ESTIMATIVAS

Trigo: contração da indústria é de mais de 8%

Para a inflação, não houve alterações
Por: -Leonardo Gottems

O mercado de trigo passou a ver uma contração de mais 8% na produção industrial este ano, em uma pesquisa Focus divulgada pelo banco central e divulgado pela T&F Consultoria Agroeconômica. De acordo com os analistas, existem ligeira melhora na projeção para a contração da economia brasileira em 2020, prevendo queda de 6,50% do Produto Interno Bruto (PIB), de recuo de 6,54% antes. 

“Isso se deu apesar de os economistas consultados terem passado a ver uma queda de 8,10% na produção industrial em 2020, de recuo de 6,00% na semana anterior. Para 2021, a expectativa continua sendo de crescimento de 3,50% do PIB, com a indústria registrando avanço de 4,0%”, comentam. 

Para a inflação, não houve alterações, com a alta do IPCA sendo estimado em 1,63% e em 3,0%, respectivamente em 2020 e 2021. “O centro da meta oficial de 2020 é de 4 por cento e, de 2021, de 3,75 por cento, ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que permanece a expectativa de que a taxa básica de juros Selic termine este ano a 2,0% e o próximo a 3,0%”, completam. 

No Rio Grande do Sul, os valores médios são de R$ 1.200,00/t nas Missões e um pouco mais do que isto na Serra, para os eventuais lotes disponíveis, não mais do que 30 mil toneladas em todo o estado. “Trigo Futuro, para dezembro de 2020, apesar da volta de Chicago e da alta do dólar o preço se manteve inalterado em R$ 950,00 sobre rodas, no porto gaúcho de Rio Grande”, concluem os analistas da T&F Consultoria Agroeconômica. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink