Trigo: fungicida controla oídio e ferrugem
CI
Imagem: Pixabay
ALTERNATIVA

Trigo: fungicida controla oídio e ferrugem

“O produto se consolida safra após safra como uma nova referência tecnológica"
Por: -Leonardo Gottems

A equipe técnica da Sipcam Nichino avalia como altamente eficaz uma estratégia de controle das doenças oídio e ferrugem do trigo recomendada pela empresa. Pesquisadores apontam o oídio, a doença causada pelo fungo Blumeria graminis, entre as de maior risco às lavouras de trigo, com potencial para ocasionar perdas de rendimento que podem chegar a 60% da produção. Segundo a empresa, diversas cultivares do País são hoje suscetíveis à doença.

“Nesta época do ano, o triticultor deve se dedicar ao monitoramento de áreas cultivadas, sobretudo frente a condições climáticas favoráveis ao aparecimento de doenças”, recomenda José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino. “É determinante ao controle efetivo das duas doenças aplicar fungicidas preventivamente ou diante dos primeiros sintomas, principalmente ante o oídio, doença de rápida evolução.”

Segundo Freitas, a principal estratégia de controle das duas doenças indicada pela empresa está ancorada em aplicações do fungicida Domark Excell. “Domark Excell registrou o maior índice de controle do oídio, da ordem de 90%, no estudo feito no Paraná. Vale destacar que essa doença constitui hoje a mais desafiadora da cultura”, acrescenta Freitas. “Além de evitar danos, o fungicida manteve o trigo com alto potencial produtivo na região de Arapoti, que geralmente ultrapassa a produção de cinco toneladas do grão por hectare.”

“O produto se consolida safra após safra como uma nova referência tecnológica, uma solução de excelência no controle de oídio e ferrugem. Trata-se do fungicida que mais cresce em área tratada de trigo frente ao oídio”, conclui.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.