CI

Trigo ‘ganha’ lavouras na região Sudoeste do PR

Os agricultores do Sudoeste estão intensificando o plantio de trigo aproveitando a umidade do solo e o tempo favorável


Os agricultores do Sudoeste estão intensificando o plantio de trigo aproveitando a umidade do solo e o tempo favorável. As fortes geadas antes do início oficial do inverno, que começou domingo, indicam que o tempo frio pode encerrar antecipadamente diminuindo as possibilidades de geadas em agosto e setembro. Os trabalhos ganham maior ritmo na microrregião de Pato Branco (região mais fria do Sudoeste), enquanto na microrregião de Francisco Beltrão o plantio está adiantado.

Embora não foram fechados os números da área cultivada nas duas micro, estimativas iniciais apontam para a repetição do volume plantado na safra passada – em torno de 120 mil hectares – com possibilidade de redução. Um dos motivos que seguraram o plantio foi a restrição nas linhas de crédito com seguro agrícola. Muitos não conseguiram financiamento por terem solicitado seguro por três anos consecutivos, ou por estarem inadimplentes nos bancos.

Mesmo não obtendo indicativos de lucratividade, já que o preço médio da saca de 60 kg não ultrapassa a R$ 28,00, os produtores voltam a cultivar o cereal pela cobertura de solo e expectativa de grande produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.