Trigo: Paraná na dianteira
CI
Agronegócio

Trigo: Paraná na dianteira

Cultura tem potencial para alcançar cerca de 7 milhões de tonelada
Por:

Cultura está em fase inicial de desenvolvimento nos campos dos estados produtores e tem potencial para alcançar cerca de 7 milhões de toneladas.

Sede da Confepar em Londrina: empresa é alvo de investigações desde o ano passado.Depois de perder a liderança na produção nacional de trigo para o Rio Grande do Sul, por causa de uma quebra climática, o Paraná arranca na frente com o plantio do cereal neste ano. Segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Agricultura, 70% da área a ser ocupada pela cultura no estado estão semeados. O porcentual está em linha com o registrado tanto nesta mesma época do ano passado quanto na média histórica de cinco anos, em 71% e 72%, respectivamente. Já a situação dos gaúchos não é das melhores.

Os produtores do estado vizinho estão com dificuldades em plantar o trigo de inverno deste ano. A umidade no solo não permite que as máquinas entrem em campo. De acordo com levantamento da Emater/RS, 22% do terreno destinado ao grão foram plantados até o momento.

O atraso em relação a igual período de 2013 é de 12 pontos porcentuais. E nos últimos cinco anos, os produtores haviam plantado 39%, em média, até esta época. Se o clima continuar colaborando, os produtores paranaenses retomam dos gaúchos a posição perdida no ano passado. A produção estadual está estimada em 3,9 milhões de toneladas, 111% maior que a do ano passado e 35% superior à safra gaúcha.

No radar

15 milímetros de chuvas. É o volume previsto toda a região produtora de trigo do Paraná nos próximos cinco dias. As temperaturas mínimas previstas para o período vão de 6º a 12º, o que não deve comprometer o desenvolvimento das lavouras da cultura.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink