Agronegócio

Trigo: Plantio avança no Mercosul em boas condições

Nenhuma importação deverá ocorrer de fora do Bloco
Por: -Leonardo Gottems
1599 acessos

 

O plantio de trigo no Mercosul continua avançando e apresenta boas condições na sua imensa maioria, com apenas alguns poucos percentuais de lavouras em condição média e praticamente nenhum em condição ruim. De acordo com informações da Consultoria Trigo & Farinhas, o Paraguai já plantou 100%, enquanto a Argentina chega a 46% e os principais estados produtores brasileiros – PR e RS – chegam a 85% e 45%, respectivamente.

Segundo a T&F, os trabalhos de plantio de trigo no Uruguai avançaram com força na última semana diante das boas condições climáticas. Os anúncios de precipitações para todo o país na próxima semana deverão servir para assegurar o que já está plantado, segundo Jorge Beceiro, gerente de insumos e sementes da Copagran. As expectativas aumentaram e, embora a área seja menor, seguramente deverá ser maior do que a esperada inicialmente e poderia aproximar-se da área do ano passado.

“O potencial produtivo do Bloco é, até o momento, excelente. Gira ao redor de 23,7 milhões de toneladas, capaz de atender plenamente à demanda interna e gerar um excedente ao redor de 6,0 milhões para venda fora do Bloco. A principal consequência, como reconheceu o USDA Brasil nesta semana em linha com o que a Consultoria Trigo & Farinhas vem afirmando há dois meses, é que nenhuma importação deverá ocorrer de fora do Bloco, se a produção e a qualidade prevista se confirmarem, como vem ocorrendo até agora”, conclui a T&F.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink