CI

Trigo: Plantio avança no Mercosul em boas condições

Nenhuma importação deverá ocorrer de fora do Bloco


 

O plantio de trigo no Mercosul continua avançando e apresenta boas condições na sua imensa maioria, com apenas alguns poucos percentuais de lavouras em condição média e praticamente nenhum em condição ruim. De acordo com informações da Consultoria Trigo & Farinhas, o Paraguai já plantou 100%, enquanto a Argentina chega a 46% e os principais estados produtores brasileiros – PR e RS – chegam a 85% e 45%, respectivamente.

Segundo a T&F, os trabalhos de plantio de trigo no Uruguai avançaram com força na última semana diante das boas condições climáticas. Os anúncios de precipitações para todo o país na próxima semana deverão servir para assegurar o que já está plantado, segundo Jorge Beceiro, gerente de insumos e sementes da Copagran. As expectativas aumentaram e, embora a área seja menor, seguramente deverá ser maior do que a esperada inicialmente e poderia aproximar-se da área do ano passado.

“O potencial produtivo do Bloco é, até o momento, excelente. Gira ao redor de 23,7 milhões de toneladas, capaz de atender plenamente à demanda interna e gerar um excedente ao redor de 6,0 milhões para venda fora do Bloco. A principal consequência, como reconheceu o USDA Brasil nesta semana em linha com o que a Consultoria Trigo & Farinhas vem afirmando há dois meses, é que nenhuma importação deverá ocorrer de fora do Bloco, se a produção e a qualidade prevista se confirmarem, como vem ocorrendo até agora”, conclui a T&F.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.