Trigo: RS chega a 97% de área plantada
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Marcel Oliveira

ESTIMATIVAS

Trigo: RS chega a 97% de área plantada

Nas regiões de Santa Maria, Soledade e Ijuí, o plantio ainda não foi finalizado
Por: -Leonardo Gottems
204 acessos

A semeadura atingiu 97% da área prevista nesta safra no Rio Grande do Sul, que é de 915,7 mil hectares. A semana com predomínio de tempo encoberto e volumes acumulados de chuvas expressivos não permitiu a conclusão do plantio e trouxe dificuldades à realização de tratos culturais nas lavouras implantadas, segundo informou a T&F Consultoria Agroeconômica. 

“A semeadura do trigo foi concluída nas regiões de Pelotas, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim e Santa Rosa. Na de Pelotas, as áreas semeadas apresentam atraso no desenvolvimento vegetativo devido ao excesso de umidade no solo e os dias nublados. Em geral, as lavouras estão com bom estande de plantas e bom desenvolvimento vegetativo. Na de Frederico Westphalen, as lavouras estão em fase de germinação e desenvolvimento  vegetativo;  nas  mais  recentes,  a  cultura  apresentou  ótima  germinação  e  bom  estande  de  plantas;  nas  já  estabelecidas  o excesso de chuvas, as baixas temperaturas e dias com pouca luminosidade atrasaram o desenvolvimento da cultura e dificultaram a realização dos controles de invasoras e de doenças fúngicas”, comenta. 

Nas regiões de Santa Maria, Soledade e Ijuí, o plantio ainda não foi finalizado em virtude da sequência de dias chuvosos. “Na região de Santa Maria, a área plantada nesta safra deve aumentar 21% em relação à passada, com intenção de plantio de mais de 55 mil hectares. Até o momento já foram plantados 50.800 hectares. Em Tupanciretã, o plantio já foi encerrado e as lavouras estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. Em Cachoeira do Sul, 4.800 hectares já estão plantados da previsão de 5 mil. Na de Soledade, 99% da área está plantada”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink