Trigo cresce no Sul do país

Agronegócio

Trigo cresce no Sul do país

Paraná deve fechar média de 2,8 mil quilos por hectare, uma das melhores marcas já obtidas
Por: -José Rocher
1468 acessos

O avanço da colheita de trigo, que libera área para a soja, confirma boa produtividade do cereal no Paraná. Restam 10% das plantações no campo. O estado deve fechar média de 2,8 mil quilos por hectare, uma das melhores marcas já obtidas. A tendência é que, apesar da redução de 13% na área do trigo, registrada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná, a produção chegue a 3,2 milhões de toneladas, um terço a mais que na safra passada. Os produtores relatam que a produtividade caiu menos do que se temia após os períodos secos registrados entre agosto e setembro.

Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os trigais começam a amadurecer. Na região de Erechim (RS), por exemplo, há plantações que só serão colhidas daqui um mês. A previsão é de queda na produção, apesar de a produtividade ser considerada boa. Porém, como houve corte na área, os produtores confirmam es­­timativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de redução de 20% na colheita em Santa Cata­rina de 10% no Rio Grande do Sul.

Considerando toda a região Sul, a colheita deverá crescer 10%, atingindo 5 milhões de toneladas, ou 93% da produção nacional. O Paraná amplia sua participação de 50% para 59%.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink