CI

Trigo europeu não foi criado para resistir ao clima

As respostas de rendimento de todas as cultivares a diferentes eventos climáticos foram relativamente semelhantes


Um grupo de pesquisadores europeus descobriu que os atuais programas de melhoramento e práticas de seleção de cultivares na Europa não fornecem a resiliência necessária às mudanças climáticas. O estudo, publicado na Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS), indicou que a resposta do trigo nos campos dos agricultores na maioria dos países europeus piorou nos últimos 5 a 15 anos. 

Os pesquisadores informaram que a previsão é de que a maior variabilidade e o extremo das condições climáticas locais levarão a uma redução na produtividade do trigo e maior variabilidade de produção. A menos que as variedades de trigo sejam melhoradas, o resultado poderia ser um mercado com maior especulação e volatilidade de preço, segundo o estudo, que pode ameaçar o acesso estável aos alimentos pelos pobres, o que pode melhorar a instabilidade política e a migração. 

Nesse cenário, eles disseram que suas avaliações foram baseadas em milhares de observações de produtividade de cultivares de trigo em nove países europeus para qualificar como diferentes cultivares respondem ao clima. Os pesquisadores também identificaram a variação da diversidade de resposta do trigo nos campos dos agricultores e demonstraram a relação com a resiliência climática. 

As respostas de rendimento de todas as cultivares a diferentes eventos climáticos foram relativamente semelhantes no norte e centro da Europa, e nos países do sul da Europa. Houve sérias lacunas na resiliência do trigo em toda a Europa, especialmente no que se refere ao rendimento da produção sob chuva abundante. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.