Trigo europeu não foi criado para resistir ao clima

ESTUDO

Trigo europeu não foi criado para resistir ao clima

As respostas de rendimento de todas as cultivares a diferentes eventos climáticos foram relativamente semelhantes
Por: -Leonardo Gottems
223 acessos

Um grupo de pesquisadores europeus descobriu que os atuais programas de melhoramento e práticas de seleção de cultivares na Europa não fornecem a resiliência necessária às mudanças climáticas. O estudo, publicado na Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS), indicou que a resposta do trigo nos campos dos agricultores na maioria dos países europeus piorou nos últimos 5 a 15 anos. 

Os pesquisadores informaram que a previsão é de que a maior variabilidade e o extremo das condições climáticas locais levarão a uma redução na produtividade do trigo e maior variabilidade de produção. A menos que as variedades de trigo sejam melhoradas, o resultado poderia ser um mercado com maior especulação e volatilidade de preço, segundo o estudo, que pode ameaçar o acesso estável aos alimentos pelos pobres, o que pode melhorar a instabilidade política e a migração. 

Nesse cenário, eles disseram que suas avaliações foram baseadas em milhares de observações de produtividade de cultivares de trigo em nove países europeus para qualificar como diferentes cultivares respondem ao clima. Os pesquisadores também identificaram a variação da diversidade de resposta do trigo nos campos dos agricultores e demonstraram a relação com a resiliência climática. 

As respostas de rendimento de todas as cultivares a diferentes eventos climáticos foram relativamente semelhantes no norte e centro da Europa, e nos países do sul da Europa. Houve sérias lacunas na resiliência do trigo em toda a Europa, especialmente no que se refere ao rendimento da produção sob chuva abundante. 
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink