CI

Trigo gaúcho é 55% bom

"Relatório da Emater-RS registra que a semana apresentou tempo seco"


Foto: Pixabay

Na avaliação da pesquisa semanal da TF Consultoria Agroeconômica, apesar das chuvas, que foram insuficientes, as condições das lavouras gaúchas de trigo continuam em 55% boas, 20% médias e 25% ruins. Isso “porque os danos já foram cristalizados por ocasião das geadas, ventos fortes com acamamento e granizo recentes que compensaram as melhoras em outras regiões”.  

“Já o relatório da Emater-RS registra que a semana apresentou tempo seco, dias ensolarados, grande amplitude térmica e precipitações com intensidade variável no Estado, que contribuíram para o bom desenvolvimento do trigo. Em algumas localidades, nas regiões de baixadas, a queda acentuada de temperatura provocou a formação de geada de fraca intensidade, que não chegou a prejudicar os cultivos”, completa. 

Na região de Santa Rosa, iniciou-se a colheita. “Os grãos das primeiras lavouras apresentaram pH abaixo de 78, considerado de baixa qualidade. As fortes geadas de agosto promoveram danos que reduziram a estimativa de produtividade para 1.999 quilos por hectare”, informa. 

“Na de Frederico Westphalen, são ótimos o estande e o desenvolvimento de plantas; lavouras afetadas pelas geadas de agosto demonstram boa recuperação. A estimativa de perdas de 21% redimensionou a produtividade esperada para 2.700 quilos por hectare. Produtores aproveitam as boas condições do tempo para aplicar fertilizantes e realizar os controles fitossanitários. Na região de Bagé, na Fronteira Oeste, produtores de São Borja que já haviam comunicado perdas aos bancos devido às geadas que atingiram lavouras em estágio reprodutivo, atualmente acionaram o Proagro porque os cultivos não apresentam formação de grãos. Na Campanha, os cultivos têm baixa incidência de doenças e insetos”, conclui. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.