Trigo moderno pode ser editado graças à ancestral
CI
Imagem: Pixabay
PESQUISA

Trigo moderno pode ser editado graças à ancestral

Esses primos caseiros parecem ervas daninhas
Por: -Leonardo Gottems

Um grupo internacional de pesquisadores liderado por Filippo Bassi, do Centro Internacional de Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (ICARDA), decidiu usar parentes de lavouras silvestres para ajudar as lavouras modernas a se adaptarem nas próximas décadas. A equipe de Bassi espera que o uso de parentes selvagens das plantações em programas de reprodução possa aumentar a resistência das plantações domésticas enquanto mantém seu sabor. 

Esses primos caseiros parecem ervas daninhas e você provavelmente já passou por eles durante uma caminhada em trilhas nas montanhas. Você pode até mesmo tê-los visto nas rachaduras do pavimento das cidades. Eles viveram em climas adversos sem ajuda humana desde o início dos tempos. Os cientistas esperam que o uso de parentes silvestres em programas de reprodução possa aumentar a resistência de nossas safras domésticas e mantê-las deliciosas. 

"Parentes selvagens de plantações foram selecionados pela natureza por milênios para resistir aos estresses climáticos que estamos tentando enfrentar e, portanto, apresentam uma nova esperança", disse Filippo Bassi. Bassi é cientista em Marrocos no Centro Internacional de Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (ICARDA). 

Mas pode ser arriscado mudar a maneira como os criadores trabalham. “Antes de tomar a decisão final de mudar os investimentos da criação normal para o uso de parentes silvestres, é fundamental garantir que haja uma vantagem real em fazer isso”, disse Bassi. 

Para testar essa ideia, a equipe internacional de cientistas da Bassi, vinda da África, Europa, Ásia e América do Sul, se concentrou no trigo duro. A equipe coletou 60 variedades exclusivas de trigo para expô-las a uma bateria de testes difíceis. Entre eles estão doenças fúngicas, secas e altas temperaturas. Um terço das linhas de trigo que a equipe usou foi desenvolvido combinando parentes do trigo selvagem com variedades comerciais fortes. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink