CI

Trigo preto e os benefícios para a saúde

O alimento pode ser usado para fazer biscoito, pães, bolos e receitas em geral


Foto: Divulgação

Já ouviu falar no trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum)? De origem asiática, cultivado pelos chineses há vários séculos, ele é chamado também de trigo mourisco, trigo mouro ou trigo preto. Rico em "antocianina", um pigmento que dá às frutas e vegetais suas cores azul, preta, carmesim ou roxa, como o próprio nome sugere, ele pode ser ingerido na dieta de celíacos, ou seja, quem tem intolerância ao glúten.  

A antocianina é um potente antioxidante, que ajuda no controle pressão alta, resfriados, infecção urinária, entre outras.  Além disso, auxilia os diabéticos a manter os níveis normais de açúcar e colesterol no sangue. Outro benefício é que o teor de antioxidantes da farinha de trigo preta é superior ao do trigo convencional.  

O trigo preto tem 35% mais zinco do que o trigo convencional, o que melhora os processos imunológicos e metabólicos do corpo.  O trigo padrão, por exemplo, tem um nível de ferro de aproximadamente 25%. Enquanto o grão preto, possui 60% a mais de ferro, o que aumenta significativamente os níveis de hormônios e hemoglobina.  

O alimento pode ser usado para fazer biscoito, pães, bolos e receitas em geral.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.