CI

Trigo puxa cotação do milho e do farelo de soja

Os preços recordes do trigo atingidos nesta safra deverão ser mantidos, pelo menos, até meados do próximo ano


Os preços recordes do trigo atingidos nesta safra deverão ser mantidos, pelo menos, até meados do próximo ano. A avaliação é do consultor Paulo Molinari, da Agência Safras e Mercados. Segundo ele, neste prazo ainda há espaço para altas na cotação, quando a tonelada do grão poderá ser negociada por até R$ 800 a tonelada. O cenário mundial - com estoques baixos e quebras de safra na Europa e na Rússia - aliado à dependência brasileira vai levar o País a enfrentar um momento difícil.

"Teremos um mercado mundial muito difícil até a entrada das próximas safras, a partir de junho. Até lá, os mercados interno e externo serão bastante especulativos, no sentido de preço alto", avalia Molinari. Apesar disso, o Brasil ainda depende da safra de trigo argentina, que chega ao mercado entre novembro e dezembro. "O Brasil é o maior importador mundial de trigo e em um quadro internacional extremamente nervoso e especulativo, vamos sofrer com este processo", observa o consultor.

Apesar deste quadro, ele não vê riscos de desabastecimento no mercado interno, apesar da alta nos preços. Ele ainda acredita que se o governo baixar a Tarifa Externa Comum (TEC) para o trigo importado de outros países do Mercosul, o mercado interno poderá ter menos especulação. "Talvez o governo tome essa decisão em 2008, depois da colheita", comenta.

"O trigo está puxando o preço do milho e do farelo de soja. Esses três produtos fazem parte do complexo rações, são substitutos entre si", comenta Molinari.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.