CI

Trigo subiu 3 vezes mais que as farinhas

Sendo assim, os reajustes das farinhas ainda estão 20% defasados


Foto: Pixabay

De acordo com informações que foram divulgadas pela TF Agroeconômica, os preços dos trigos subiram o triplo do que subiram as farinhas nos últimos 12 meses. “O resultado é que o Trigo Doméstico subiu uma média de 33,76% nos últimos 12 meses e as farinhas dele fabricadas subiram três vezes menos (comum 11,58%; inteira 12% especial 10,71%) e o Trigo Pão subiu 24,83% e as farinhas de panificação dele feita (60% da fabricação nacional) subiu também três vezes menos (10,91%)”, comenta a consultoria. 

Sendo assim, os reajustes  das  farinhas  ainda  estão  20%  defasados  em  relação  aos  custos  da  matéria-prima. “Sem falar dos grandes aumentos dos demais insumos dos moinhos, o simples aumento da matéria-prima sugere que, para manter a saúde financeira dos moinhos, há a necessidade urgente de reajustes nos preços das farinhas em pelo menos 20% imediatamente”, completa. 

Além disso, é possível dizer que o mercado vê maior aperto monetário em 2021, com inflação acima do teto da meta. “O mercado passou a ver maior aperto monetário neste ano, com a inflação acima do teto da meta, mas também maior crescimento econômico, apontou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central hoje (31). A expectativa para a taxa básica de juros em 2021 agora é de 5,75%, contra 5,50% antes. A mudança ocorre em meio à oitava alta seguida na projeção para a inflação — 5,31% contra 5,24% no levantamento anterior.  Assim,  a  projeção  fica  acima  do  teto  da  meta  oficial,  de  3,75%  com  margem  de  tolerância  de  1,5  ponto percentual para mais ou menos”, conclui a TF. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.