CI

Trigo terá melhor produtividade na região de Guarapuava (PR)

Apesar da pequena queda a safra deste ano será melhor que a de 2005


As geadas no mês de setembro fizeram a estimativa da produção de trigo da safra 2006 ser recalculada. O escritório regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) havia estimado uma produção, nos 12 municípios da região atendidos pelo escritório de Guarapuava, de 101.500 toneladas. Os cálculos foram refeitos e a estimativa agora gira em torno de 91.000 toneladas. Apesar da pequena queda a safra deste ano será melhor que a de 2005, mesmo com a redução na área plantada.

"Em 2005 a área plantada de trigo foi de 40.690 hectares tendo uma produção de 88.375 toneladas. Esse ano foram 35 mil hectares de trigo plantados, com produção estimada em 91.000 toneladas. A área diminuiu, mas a produção está sendo considerada satisfatória", explicou o engenheiro agrônomo da Seab, Arthur Bittencourt Filho.

Satisfatório também é o preço pago ao produtor. "No ano passado, nesta mesmo época, tínhamos o preço médio pago ao produtor por saca de 60 quilos de R$ 18,00. Hoje estamos com preço médio de R$ 29,00", detalhou.

Segundo Bittencourt houve redução em todo o Estado, em algumas regiões de forma mais acentuada. A oscilação nos números não é de hoje. "A queda na área plantada se deu a dois fatores, os baixos preços e a quebra na safra passada o que desestimulou os produtores a investirem na cultura. No ano passado tivemos uma redução de produtividade, que aconteceu devido ao excesso de chuva no mês de outubro. Estimávamos uma produtividade média de 2.900 quilos por hectare. Esse índice se concretizou em 2170 quilos. Foi uma quebra bastante acentuada".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.