Triticultores finalizam colheita do grão no RS

Agronegócio

Triticultores finalizam colheita do grão no RS

A produção deverá ficar acima das expectativas, alcançando um total de 1,8 milhão de ton
Por:
1221 acessos

A colheita do trigo foi praticamente encerrada durante a semana. Apenas poucas lavouras, que já se encontram maduras, ainda estão por colher. De maneira geral para o triticultor, a safra 2010 se encerra com saldo positivo, em termos de produtividade e qualidade do grão. A produção deverá ficar acima das expectativas iniciais, alcançando um total de 1,8 milhão de toneladas, com boa probabilidade de que essa marca seja ultrapassada, caso as boas colheitas realizadas neste período final se confirmem.

O plantio da soja avançou na maioria dos municípios onde as chuvas foram mais regulares e abundantes nos últimos dias. Todavia, em áreas mais ao Centro e Sul do Estado, onde a deficiência hídrica se intensifica, o plantio ficou praticamente paralisado. No total, chega a 79% da área prevista. Na mesma proporção, a germinação se efetua de maneira diferente, dependendo da região.

Apesar da forte deficiência hídrica verificada nas principais regiões produtoras de arroz, a cultura se desenvolve de maneira satisfatória. Isso porque os produtores conseguiram armazenar uma boa quantidade de água ainda durante os meses de inverno, quando foram registradas chuvas abundantes. Já no feijão, ainda falta 2% da área a ser implantada, o que deve ocorrer até o final desta semana. Os produtores que semearam no cedo já colheram as primeiras lavouras, chegando a 5% da área estimada no Estado.

Nas regiões onde as chuvas foram de maior intensidade, o desenvolvimento do milho é considerado bom. No entanto, nas áreas onde a precipitação foi escassa ou irregular, as plantas começam a ter seu desenvolvimento prejudicado. Lavouras em fase de floração também começam a ser afetadas de maneira negativa, pois é o período da cultura no qual é exigida maior disponibilidade hídrica.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink