CI

Trocar a rainha aumenta produção em 200%

Tecnologia ajudou a aumentar as colmeias com a introdução de novas rainhas


Foto: Pixabay

A abelha rainha tem a função primordial de reprodução na colmeia. Quando envelhece, essa capacidade cai, afetando o rendimento e a produção de mel. Uma tecnologia desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) ajuda na substituição das abelhas rainhas. 

Nas doze mil colméias, de 3 mil produtores, onde o trabalho foi realizado no ano passado o incremento foi de 64 toneladas de mel. O volume a mais equivale a R$932 mil.

Os estudos mostraram que uma colmeia com rainha nova produz aproximadamente 30% a mais de mel. Quando a rainha é jovem e selecionada, a produção pode aumentar em até 200%. 

Para isso as novas abelhas rainhas são selecionadas de forma a serem jovens e resistentes a pragas e doenças e tenham comportamento higiênico, reduzindo significativamente a mortalidade das colônias no inverno. Há indícios de que as novas rainhas tem menos infestação pelo ácaro Varroa destructor. A incidência cai de 6% para apenas 1% a 2%.

Os apicultores podem selecionar as próprias rainhas ou comprá-las. Em Santa Catarina um programa da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, oferece subsídio para a aquisição e já forneceu 9,1 mil rainhas desde 2016.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.