Trump escolhe nome chave do agronegócio para embaixador na China

Agronegócio

Trump escolhe nome chave do agronegócio para embaixador na China

Terry Branstad tem relações com presidente chinês, Xi Jinping
Por: -Leonardo Gottems
1190 acessos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a escolha do atual governador de Iowa, Terry Branstad, para o cargo de embaixador na República Popular da China. O estado é o maior produtor de milho do país e Branstad é um velho conhecido do presidente chinês, Xi Jinping. Eles se conheceram em 1985, quando Xi Jinping era um oficial agrícola da província de Hebei e o americano já era governador.

Segundo alguns jornais norte-americanos, o anúncio busca baixar a tensão na relação entre China e Estados Unidos após os contatos entre Trump e o líder de Taiwan, que não é considerado um país autônomo pela China continental. Além disso, a escolha mostra que o presidente dos Estados Unidos reconhece a importância do agronegócio nas relações entre Washington e Pequim.

Branstad é governador de Iowa pelo sexto mandato e encontrou-se com Xi Jinping diversas vezes tanto em Iowa como na China, sendo que muitos dizem que tem um perfil conciliador. A escolha ainda pode tornar menos provável a ameaça de Trump de aplicar uma sobretaxa de até 35% sobre produtos chineses, que poderia causar uma reação da China com relação aos produtos agrícolas dos Estados Unidos.

O estado de Iowa também é um importante produtor e exportador de soja, suínos, etanol, bacon, carne bovina e outros produtos agrícolas processados. Iowa vota nos republicanos desde a eleição de Ronald Reagan, em 1980, sendo que Trump ganhou no estado com uma diferença superior a oito pontos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink