CI

Tucunduva realiza 2ª edição da Vendimia

Evento visa demonstrar os avanços que já foram inseridos e que hoje beneficiam os produtores de uva e seus derivados no município


Com o objetivo de divulgar a vitivinicultura no município e na região, é que Tucunduva realiza a 2ª edição da Vendimia, nas próximas quinta e sexta-feira (29 e 30/12), das 9h às 18h, na propriedade de Roque Cembranel. O evento também visa demonstrar os avanços que já foram inseridos e que hoje beneficiam os produtores de uva e seus derivados no município.


O termo – de origem italiana e que dá nome à festa - refere-se ao curto período de colheita da uva e também pode ser chamado de “vindima” ou somente “vindimi”. Batizado de Vendimia em Tucunduva, o evento promovido pela parceria entre o Programa de Desenvolvimento Microrregional (Prodemirs), a Coopervino e o Círcolo Trentino di Tucunduva – com apoio da Emater/RS-Ascar - também contará com a exposição e degustação de geleias, sucos, vinhos e outros produtos coloniais.

Segundo o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Jonas da Silveira, os visitantes também poderão comprar uvas no sistema “colhe e pague”, além de suco, vinho doce (aquele que ainda não completou a fermentação) e demais produtos. “É uma oportunidade para divulgar a cultura da parreira que se adapta muito bem ao nosso clima. Enquanto outras culturas, como soja e milho, estão tendo perdas significativas com a estiagem, a videira está com a colheita garantida, com uma safra de qualidade em função da pouca chuva”, anunciou Silveira.


A festa busca ainda mostrar a importância de agregar valor à produção por meio de produtos agroindustrializados e incentivar a produção diversificada com o objetivo de implementação na geração de renda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.